A Associação de Basquetebol de Araraquara (ABA) apresentou nesta sexta-feira (17), em suas contas no Facebook e no Instagram, sua nova identidade visual, que envolve um novo escudo, novas cores e um novo mascote, todos desenvolvidos com o intuito de fortalecer os laços da associação com a cidade.
O diretor da ABA, Eduardo Di Poi, falou sobre a mudança. “A nossa proposta é modernizar a ABA e criar novas aplicações para reforçarmos a marca. Além disso, criar conexão, proximidade e relação com a cidade de Araraquara foram uns dos motivadores para esse novo posicionamento. Sendo bem claro e direto, o objetivo foi vincular o time à cidade de Araraquara e modernizar a marca sem perder a história e tradição já criada”, explicou.
Ele acrescenta que houve uma grande preocupação em ligar a associação a elementos tradicionais da cidade. “A ABA é um time da cidade e para a cidade. Então buscamos criar essa relação e vínculo com ela. A nova marca apresenta novas cores, mais quentes para ressaltar o calor da Morada do Sol. E, talvez a maior novidade do projeto, acrescentamos a águia no conceito, no símbolo e no mascote, ainda com o propósito de criar relações mais próximas com a cidade”, completou o diretor.
A escolha da águia como novo mascote também foi baseada em uma tradição da cidade. “Lembramos da lenda da serpente de baixo da Igreja da Matriz, a lenda mais popular da cidade, contada com diversas versões, e em algumas está presente a águia como guardiã da cidade. A lenda diz que quando a serpente despertar para destruir a cidade, a águia irá despertar simultaneamente e irá matar a cobra, assim protegendo a cidade. A função da águia na lenda é defender a cidade, por isso incluímos ela no nosso conceito, porque a ABA defende as cores das cidades nas competições”, esclarece.
Outro fator que confirma a proximidade com a comunidade é o Projeto Sonhando Alto, que ensina a socialização e educação por meio do basquete para mais de 500 crianças por ano, tendo revelado diversos jogadores que atuam profissionalmente em outras cidades. “A ABA tem uma função maior do que ensinar basquete em Araraquara, tem o objetivo de impactar toda comunidade de forma positiva”, concluiu Di Poi.
Vale salientar que a Associação de Basquetebol de Araraquara é cofundadora do Novo Basquete Brasil (NBB), liga que reúne a elite da modalidade no país e é detentora do Prêmio Olímpico de Formação de Atletas. A produção do projeto de mudança de identidade visual é do estúdio Gujob Digital, que pode ser encontrado no Instagram pela conta @gujobdigital.
A ABA conta com o patrocínio da Unimed, Drogaven, Escritório Modelo Contábil, Morada Logística, GasBrasiliano, Raízen, Guaraná Poty, Pipocopos, Caravelas, Bazar Sensação, Henrimar, Lupo Sport e Rumo.