InícioNotíciasGeralAtletismo de Araraquara comemora bom desempenho em 2016

Atletismo de Araraquara comemora bom desempenho em 2016

Técnico Alex José Sabino comemora bons resultados das equipes ACD e convencional

O técnico das equipes convencional e ACD (atletas com deficiência) de atletismo de Araraquara, Alex José Sabino, comemora o desempenho de seus comandados na temporada 2016.

“Foi um ano muito positivo. Apesar das dificuldades do momento atual que vive o país, a Prefeitura não mediu esforços para levar os meninos para as competições e eles nunca deixaram de trazer bons resultados e um alto número de medalhas. Eles conquistaram um respeito muito grande nas competições e se não fosse algumas mudanças no regulamento, poderiam ter trazido um número ainda maior de medalhas”, conta o treinador.

“Os bons resultados vem trazendo não só em medalhas, mas também vem atraindo mais atletas para a equipe, o que é muito importante para o desenvolvimento deles e o crescimento da modalidade na cidade”, completa Alex.

ACD no ranking nacional

Três atletas da equipe ACD (atletas com deficiência) de Araraquara se destacaram no Circuito Paralímpico Caixa, competição que teve três etapas realizadas ao longo do ano em São Paulo. Comandados pelo técnico Alex José Sabino, os atletas Claudiano Alves da Silva, Gustavo Henrique Vieira e Pablo Furlan terminam o ano entre os melhores competidores de suas categorias.

Claudiano, de 32 anos, compete pela categoria T36 e ficou na terceira colocação dos 1500 metros e é o terceiro do ranking nacional. Gustavo, de 22, terminou na terceira colocação do salto em distância categoria F38 e ocupa o quarto lugar do ranking nacional. Já o garoto Pablo, de 16 anos, que compete pela categoria T13, brilhou em duas categorias: foi terceiro colocado nos 100 metros e segundo nos 200, ocupando a quarta colocação nas duas provas dentro do ranking nacional.
 
Seletiva Paralímpica Nacional

Os atletas de Araraquara também brilharam na Seletiva Paralímpica Nacional, que foi realizada de 7 a 10 de novembro em São Paulo. Nessa competição, três atletas foram campeões. Alex Braga, de 17 anos, que compete pela categoria TF34, venceu nos 100 metros, no lançamento de peso e no lançamento de dardo. Mateus Lima, de 13 anos, categoria T44, foi campeão nos 100, 200 e 800 metros. Pablo Furlan, de 16, ganhou as provas de 100 e 400 metros, além do salto em distância.

Os atletas da cidade também se destacaram na Olimpíada Escolar, que foi realizada no final do mês de novembro e reuniu mais de 900 atletas de todos os estados brasileiros. Mateus Lima foi campeão nos 100, 200 e 800 metros e Pablo sagrou-se campeão dos 100 metros e do salto em distância, e vice-campeão dos 400 metros. O bom desempenho apresentado em 2016 faz Pablo aguardar uma convocação para a disputa do Parapan de Jovens, onde um bom resultado pode fazer o garoto pleitear uma vaga no Mundial da Suíça.
 
Jogos Abertos do Interior

A equipe comandada pelo técnico Alex José Sabino também se sobressaiu nos Jogos Abertos do Interior, que em 2016 foram realizados em setembro na cidade de São Bernardo do Campo. A equipe ACD de Araraquara conquistou 12 medalhas.

Pablo Furlan foi segundo colocado nos 100 e nos 200 metros e campeão no salto em distância. Valéria Cristina Martins, 44 anos, foi campeã no lançamento de peso e nos 100 metros, além de vice-campeã no lançamento de dardo. Gustavo Henrique Vieira foi vice-campeão no salto em distância e terceiro colocado nos 100 e 200 metros. Claudiano da Silva sagrou-se campeão nos 800 e 1.500 metros e vice nos 400.
 
Atletismo convencional

O atletismo convencional de Araraquara também é comandado por Alex e também conquistou bons resultados nos Jogos Abertos. Batista Ferreira Haddad Neto, 39 anos, foi quarto colocado no lançamento de martelo. Inara Fernanda Puim, 25, ficou na quarta colocação do lançamento de martelo. Noeme Pereira, 38, levou o bronze nos 5.000 metros e o quarto lugar nos 10.000. Jussara Cristina, 26, foi campeã nos 400 metros com barreiras.
 
Boas perspectivas

Alex conta que cerca de 30 alunos treinam com ele na Pista de Atletismo Armando Garlipe, na Avenida 36, onde comanda os treinos da equipe. Segundo ele, existe a expectativa de ampliar o quadro de jovens atendidos pela iniciativa. “Protocolamos junto à Secretaria Estadual um projeto para aumentar os recurso que viabilizariam essa ideia. Seria uma verba estadual que faria com que deixássemos de depender somente da Prefeitura, que também tem nos ajudado muito”, ressalta o técnico, que é um dos nomes à frente da Associação ASAMOS – Projeto Escola de Atletismo Formação Esportiva e Cidadania para Crianças e Adolescentes, entidade que pleiteia o auxílio estadual.
 

 

Sair da versão mobile