As aulas do projeto das Escolinhas de Esportes da Prefeitura recomeçam em 2018 no início de fevereiro com a perspectiva de continuar crescendo em Araraquara, a exemplo do que ocorreu no ano passado.
Oferecendo 16 modalidades para crianças e adolescentes (entre 6 e 16 anos) de diversos bairros da cidade, o projeto teve início em fevereiro de 2017 com 3.220 integrantes e fechou o ano com quase sete mil inscritos, num crescimento superior a 100%.
As informações sobre as formas de inscrições podem ser obtidas na própria sede da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que funciona no Ginásio de Esportes “Castelo Branco”, o Gigantão, das 8h às 12h30 e das 14h às 16h30, ou pelo telefone 3303-2702, neste mesmo horário.
A coordenadora do projeto, Roseli Gustavo, destaca a importância das Escolinhas de Esportes. “Além de oferecer oportunidades para a prática de esportes gratuitamente e próximo às residências dos participantes, promove a inclusão”, afirma
Ainda segundo a coordenadora, existe a perspectiva deste projeto crescer ainda mais este ano, a exemplo de 2017. “Porque outras entidades sociais da cidade têm procurado a Prefeitura para firmar parcerias, a exemplo das já existentes”, explica Roseli.
Integração
O projeto, cujo convênio entre Prefeitura e Unimed Araraquara será renovado também em fevereiro, vai ser retomado com 58 pontos de atividades espalhados por 39 bairros de Araraquara, com as seguintes modalidades: atletismo, basquete, futebol, futebol feminino, futsal, ginástica artística, handebol, judô, karatê, kick boxing, natação, taekwondo, tênis de mesa, tênis de campo, vôlei e xadrez.
Ainda de acordo com Roseli Gustavo, algumas modalidades não foram interrompidas durante as férias por conta do ingresso de monitores em outubro do ano passado, através de processo seletivo.
Vale destacar que desde segunda-feira (16) e até o final de janeiro, as aulas de natação estão funcionando em horário especial no Parque Pinheirinho, de terça a sexta-feira, das 14h às 17h, com a reabertura das piscinas entregues pelo prefeito Edinho no último dia 6, após o período de obras de reforma. Ainda no Pinheirinho, são ministradas outras modalidades do projeto, como futebol masculino e tênis de campo.
Maior inclusão
Para o prefeito Edinho, as Escolinhas de Esportes promovem a inclusão social porque o projeto funcionando significa “menos crianças nas drogas, menos adolescentes na Fundação Casa e uma cidade menos violenta”.
Edinho reitera a importância das parcerias com a iniciativa privada, como Unimed e Sesi (Serviço Social da Indústria) e lembra que os jovens formados pelas escolinhas poderão reforçar as equipes de Araraquara em competições.
Mais informações sobre inscrições podem ser obtidas pelo telefone 3303-2702, das 8h às 12h30 e das 14h às 16h30 (com Roseli ou Célia), ou na própria Secretaria de Esportes e Lazer, no Gigantão, neste mesmo período.