As aulas presenciais da rede municipal de educação foram retomadas nesta segunda-feira (12), de forma gradual e com retorno não obrigatório dos alunos, atendendo somente os grupos prioritários na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
A Prefeitura de Araraquara enfrenta uma greve que mobiliza parte dos profissionais da educação, e afirma que a retomada é segura por causa de um rígido protocolo criado por um comitê.
Na rede estadual de ensino, o retorno também está previsto para um número reduzido de alunos. Segundo o Governo de São Paulo, nesse primeiro momento serão atendidos os alunos que apresentam defasagem de aprendizado, alunos com dificuldade de acesso à tecnologia e alunos com necessidade de alimentação escolar. Também poderão ser contemplados os alunos cujos responsáveis trabalhem em serviços essenciais ou que comprovem estar com a saúde mental sob risco.
Entre as maiores cidades da região, apenas Araraquara permitiu a retomada. São Carlos e Rio Claro permanecerão com o ensino remoto.
Protocolos sanitários de prevenção
Em cumprimento ao Protocolo Sanitário de Retorno das Atividades Presenciais dos Estabelecimentos da Rede de Educação Básica do Município de Araraquara, as unidades escolares receberão seus grupos de alunos e profissionais com disponibilidade de EPI’s e insumos de segurança, como dispensers de álcool em gel, sabonete líquido e papel toalha em maior quantidade para higienização das mãos, luvas, máscaras, aventais para educadoras da educação infantil, além de faixas de segurança e outros itens descartáveis.