InícioNotíciasCoronavírus“Aumento de casos reflete flexibilização”, afirma secretária

“Aumento de casos reflete flexibilização”, afirma secretária

Em decreto, comércio terá mais restrições a partir de quarta (17)

O município de Araraquara bateu o recorde de confirmações de Covid-19 em um dia, somando mais 48 casos positivados. De acordo com a secretária de saúde Eliana Honain, o aumento dos casos reflete a flexibilização do comércio, ocorrida em 1 de junho.

“A faixa etária de contaminados varia entre 20 e 55 anos. Apenas duas pessoas dos 48 positivados tem mais de 60 anos. A onda é crescente. Vários resultados inclusive são de municípios da região. O vírus está no interior do estado”, afirma a secretária Eliana, em entrevista ao Portal Morada.

Apesar da taxa de ocupação dos hospitais ainda ser compatível e a capacidade ter sido ampliada com a entrega de mais respiradores, a disseminação do vírus avança em Araraquara.

Em relação ao comércio, Araraquara seguirá o decreto estadual a partir de quarta-feira (17), porém o Comitê de Contingência tenta uma negociação com horários diferenciados para alguns setores. Algumas regras serão instituídas com maior rigidez. Essa negociação é feita em conjunto com o Ministério Público, prefeitura, sindicatos e comerciantes.

Decreto Municipal

O decreto passará a vigorar na quarta-feira (17). A quarentena e todas as medidas e determinações feitas no início da pandemia, em 23 de março, foram prorrogadas até 30 de junho.

O atendimento presencial ao público será exclusivamente das 12h ás 16h de segunda a sexta, e das 10h ás 14h aos sábados. Aparelhos de ar condicionado, ventiladores e circuladores de ar não poderão ser usados e o estabelecimento deve ser desinfectado antes da abertura e após o encerramento das atividades.

Bares permanecerão fechados. Restaurantes poderão funcionar apenas no horário de almoço.

Estabelecimentos de estética funcionarão mediante agendamento, atendendo um cliente por vez e respeitando a distância mínima entre as pessoas.

Postos de combustíveis poderão funcionar de segunda a sábado, das 7 ás 19h.

As lojas do shopping poderão atender por 4 horas, das 12h ás 16h ou, opcionalmente, das 16h ás 20h.

 

Adriana

Sair da versão mobile