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BBC elege os 100 melhores filmes de língua não inglesa

Cidade de Deus é o único filme em Língua Portuguesa

"De novo fomos derrotados. Os vencedores são os camponeses, e não nós", diz o personagem Kambei ao final do filme Os Sete Samurais, do diretor japonês Akira Kurosawa.

Frases como esta, e a perfeita sequência de cenas sobre o heroísmo, são algumas das razões que fizeram este filme, que estreou em 1954, ser escolhido por 209 críticos de 43 países como o melhor de língua não inglesa da história.

O resultado saiu de uma enquete feita pela BBC nos últimos meses e que resultou numa lista de 100 filmes, a começar pelo de Kurosawa.

"Os Sete Samurais não apenas é uma nova forma de filme de ação, mas também criou um subgênero no cinema: os filmes que falam sobre um grupo de heróis inesperados numa missão impossível que lutam para salvar suas almas", escreveu a crítica brasileira Ana Maria Bahaiana.

Mas o "top 100" é diverso: os filmes foram dirigidos por 67 diretores diferentes, de 24 países, feitos em 19 idiomas.

O francês predomina, com 27 títulos na lista, seguido de 12 filmes em mandarim e 11 em italiano e japonês. Em espanhol há sete. Em português, há um único, o brasileiro Cidade de Deus, de Fernando Meirelles.

Para a BBC Culture, editoria responsável pela enquete, o que mais se lamenta é o pequeno número de mulheres diretoras na lista. Só quatro dos filmes foram dirigidos por elas.

As diretoras são: Chantal Akerman, Agnès Varda, Kátia Lund y Claire Denis.

Esta é a terceira vez que se faz uma pesquisa desse tipo. A primeira foi para eleger o filme do século 21 (o vencedor foi Muholland Drive, de David Lynch) e, em seguida, a melhor comédia, cujo vencedora foi Uma Eva e Dois Adãos, de Billy Wilder.

Segue a lista completa dos 100 melhores filmes em língua não inglesa, segundo o júri:

 

  • 1. Os Sete Samurais (Japão, 1954) – Akira Kurosawa
  • 2. Ladrões de Bicicletas (Itália, 1948) – Vittorio de Sica
  • 3. Era Uma Vez em Tóquio (Japão, 1953) – Yasujirô Ozu
  • 4. Rashomon (Japão, 1950) – Akira Kurosawa
  • 5. A Regra do Jogo (França, 1939) – Jean Renoir
  • 6. Persona (Suécia, 1966) – Ingmar Bergman
  • 7. Oito e Meio (Itália, 1963) – Federico Fellini
  • 8. Os Incompreendidos (França, 1959) – François Truffaut
  • 9. Amor À Flor da Pele (China, 2000) – Wong Kar-wai
  • 10. A Doce Vida (Itália, 1960) – Federico Fellini
  • 11. Acossado (França, 1960) – Jean-Luc Godard
  • 12. Adeus, Minha Concubina (China, 1993) – Chen Kaige
  • 13. M – O Vampiro de Düsseldorf (Alemanha, 1931) – Fritz Lang
  • 14. Jeanne Dielman (Bélgica, 1975) – Chantal Akerman
  • 15. A Canção da Estrada (Índia, 1955) – Satyajit Ray
  • 16. Metrópolis (Alemania, 1927) – Fritz Lang
  • 17. Aguirre, a Cólera dos Deuses (Alemanha, 1972) – Werner Herzog
  • 18. A Cidade do Desencanto (Taiwan, 1989) – Hou Hsiao-hsien
  • 19. A Batalha de Argel (Itália, Argélia, 1966) – Gillo Pontecorvo
  • 20. O Espelho (União Soviética, 1974) – Andrei Tarkovsky
  • 21. Uma Separação (Irã, 2011) – Asghar Farhadi
  • 22. O Labirinto do Fauno (Espanha, México, Estados Unidos, 2006) – Guillermo del Toro
  • 23. A Paixão de Joana d'Arc (França, 1928) – Carl Theodor Dreyer
  • 24. O Encouraçado Potemkin (União Soviética, 1925) – Sergei M
  • 25. Yi Yi (Taiwan, Japão, 2000) – Edward Yang
  • 26. Cinema Paradiso (Itália, 1988) – Giuseppe Tornatore
  • 27. O Espírito da Colmeia (Espanha, 1973) – Víctor Erice
  • 28. Fanny e Alexander (Suécia, 1982) – Ingmar Bergman
  • 29. Oldboy (Coreia do Sul, 2003) – Park Chan-wook
  • 30. O Sétimo Selo (Suécia, 1957) – Ingmar Bergman
  • 31. A Vida Dos Outros (Alemanha, 2006) – Florian Henckel von Donnersmarck
  • 32. Tudo Sobre Minha Mãe (Espanha, 1999) – Pedro Almodóvar
  • 33. Playtime – Tempo de Diversão (França, 1967) – Jacques Tati
  • 34. As Asas do Desejo (Alemanha, 1987) – Wim Wenders
  • 35. O Gatopardo (Itália, 1963) – Luchino Visconti
  • 36. A Grande Ilusão (França, 1937) – Jean Renoir
  • 37. A Viagem de Chihiro (Japão, 2001) – Hayao Miyazaki
  • 38. Um Dia Quente de Verão (Taiwan, 1991) – Edward Yang
  • 39. Close-Up (Irã, 1990) – Abbas Kiarostami
  • 40. Andrei Rublev (União Soviética, 1966) – Andrei Tarkovsky
  • 41. Tempo de Viver (China, 1994) – Zhang Yimou
  • 42. Cidade de Deus (Brasil, 2002) – Fernando Meirelles e Kátia Lund
  • 43. Bom Trabalho (França, 1999) – Claire Denis
  • 44. Cléo das 5 às 7 (França, 1962) – Agnès Varda
  • 45. A Aventura (Itália, 1960) – Michelangelo Antonioni
  • 46. O Boulevard do Crime (França, 1945) – Marcel Carné
  • 47. 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (Romênia, 2007) – Cristian Mungiu
  • 48. Viridiana (Espanha, México, 1961) – Luis Buñuel
  • 49. Stalker (União Soviética, 1979) – Andrei Tarkovsky
  • 50. A Atalante (França, 1934) – Jean Vigo
  • 51. Os Guarda-Chuvas do Amor (França, 1964) – Jacques Demy
  • 52. Pai e Filha (Japão, 1949) – Yasujirô Ozu
  • 53. A Grande Testemunha (França, 1966) – Robert Bresson
  • 54. Comer Beber Viver (Taiwan, 1994) – Ang Lee
  • 55. Jules e Jim (França, 1962) – François Truffaut
  • 56. Amores Expressos (China, 1994) – Wong Kar-wai
  • 57. Solaris (União Soviética, 1972) – Andrei Tarkovsky
  • 58. Desejos Proibidos (França, 1953) – Max Ophüls
  • 59. Vem e Vê (União Soviética, 1985) – Elem Klimov
  • 60. O Desprezo (França, 1963) – Jean-Luc Godard
  • 61. Intendente Sansho (Japão, 1954) – Kenji Mizoguchi
  • 62. A Viagem da Hiena (Senegal, 1973) – Djibril Diop Mambéty
  • 63. Primavera Numa Pequena Cidade (China, 1948) – Fei Mu
  • 64. Três Cores: Azul (França, 1993) – Krzysztof Kieślowski
  • 65. A Palavra (Dinamarca, 1955) – Carl Theodor Dreyer
  • 66. O Medo Consome a Alma (Alemanha, 1973) – Rainer Werner Fassbinder
  • 67. O Anjo Exterminador (México, 1962) – Luis Buñuel
  • 68. Contos da Lua Vaga (Japão, 1953) – Kenji Mizoguchi
  • 69. Amor (França, Áustria, 2012) – Michael Haneke
  • 70. O Eclipse (Italia, 1962) – Michelangelo Antonioni
  • 71. Felizes Juntos (China, 1997) – Wong Kar-wai
  • 72. Viver (Japão, 1952) – Akira Kurosawa
  • 73. O Homem da Câmera (União Soviética, 1929) – Dziga Vertov
  • 74. Pedro, o Louco (França, 1965) – Jean-Luc Godard
  • 75. A Bela da Tarde (França, 1967) – Luis Buñuel
  • 76. E Sua Mãe Também (México, 2001) – Alfonso Cuarón
  • 77. O Conformista (Itália, 1970) – Bernardo Bertolucci
  • 78. O Tigre e o Dragão (China – Taiwán, 2000) – Ang Lee
  • 79. Ran (Japão, 1985) – Akira Kurosawa
  • 80. Os Esquecidos (México, 1950) – Luis Buñuel
  • 81. Céline e Julie Vão de Barco (França, 1974) – Jacques Rivette
  • 82. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (França, 2001) – Jean-Pierre Jeunet
  • 83. A Estrada (Itália, 1954) – Federico Fellini
  • 84. O Charme Discreto da Burguesia (França, 1972) – Luis Buñuel
  • 85. Umberto D (Itália, 1952) – Vittorio de Sica
  • 86. O Pontão (França, 1962) – Chris Marker
  • 87. As noites de Cabíria (Itália, 1957) – Federico Fellini
  • 88. Crisântemos Tardios (Japão, 1939) – Kenji Mizoguchi
  • 89. Morangos Silvestres (Suécia, 1957) – Ingmar Bergman
  • 90. Hiroshima Meu Amor (França, 1959) – Alain Resnais 
  • 91. Rififi (França, 1955) – Jules Dassin
  • 92. Cenas de um casamento (Suécia, 1973) – Ingmar Bergman
  • 93. Esposas e Concubinas (China, 1991) – Zhang Yimou
  • 94. Onde Fica a Casa do Meu Amigo? (Irã, 1987) – Abbas Kiarostami
  • 95. Nuvens Flutuantes (Japão, 1955) – Mikio Naruse
  • 96. Shoah (França, 1985) – Claude Lanzmann
  • 97. Sabor de Cereja (Irã, 1997) – Abbas Kiarostami
  • 98. No calor do Sol (China, 1994) – Jiang Wen
  • 99. Topio Stin Omichli (Grecia, 1988) – Theo Angelopoulos
  • 100. Cinzas e Diamantes (Polônia, 1958) – Andrzej Wajda

 

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