Início Cultura +Cultura Biblioteca Mário de Andrade exibe curtas selecionados por edital na Mostra Wallace...

Biblioteca Mário de Andrade exibe curtas selecionados por edital na Mostra Wallace Leal

A programação deste sábado (21) da Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues apresenta atividades gratuitas e variadas: às 10 horas tem o Encontro Regional ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista, às 16 horas tem exibição do longa convidado “Ressentimento” e conversa com a diretora Mariana Vita no Sesc Araraquara, e às 19 horas as atividades se encerram com a Mostra de Curtas selecionados por edital na Biblioteca Municipal Mário de Andrade.

A programação do sábado tem início às 10 horas no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, sede da Secretaria Municipal da Cultura e da Fundart, localizada na região central ao lado da Prefeitura de Araraquara, com a realização do Encontro Regional ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista, com realizadores de Araraquara propondo um bate-papo sobre desenvolvimento da linguagem e das políticas públicas no interior para o audiovisual. Não é necessária inscrição prévia, basta chegar e participar.

De acordo com Lívia Cabrera e Paulo Delfini, que assinam a curadoria desta edição da Mostra, o ICINE-Fórum de Cinema do Interior Paulista é uma associação de cineastas, produtores, realizadores e profissionais de cinema do interior paulista “que fomenta a produção fora dos grandes eixos, da construção não hegemônica da linguagem audiovisual e com narrativas possíveis a nossas histórias e nossa realidade. No modo de fazer, no modo de pensar e na desconstrução de um cinema com a nossa cara! É nesta proposta que chegamos com a temática da curadoria em Imaginar Outros Possíveis”, explicam.

Eles lembram que o encontro de sábado, além de membros da regional central do Icine, contará com a participação de realizadores audiovisuais da cidade para um debate amplo sobre as possibilidades de fomento e fortalecimento da linguagem audiovisual.

À tarde, às 16 horas, tem a exibição do longa convidado “Ressentimento”, com direção de Mariana Vita e Denis Augusto, com bate-papo com a diretora Mariana Vita. “Ressentimento” é uma ficção de 2021, com 77 minutos, classificação etária para 12 anos, direção de Mariana Vita e Denis Augusto e produção do Estúdio 2B. Os ingressos gratuitos serão distribuídos uma hora antes do início da sessão.

O filme conta a história da chegada de um cachorro de rua que desestabiliza a aparente calmaria do dia a dia de pai, mãe e filha num sítio em Bauru. Observe a experiência de Judite e Ester, seus sonhos premonitórios, suas visões e a manifestação do peso das relações de família.

A Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues é uma realização da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. O evento conta com o apoio: Sesc Araraquara, Senac Araraquara, FCL – UNESP Araraquara, e CAC / FCLAr – Comitê de Ação Cultural, além do apoio da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, Associação dos Amigos da Praça das Bandeiras, ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista, Bar do Zinho e Centro de Convivência da Criança e do Adolescente Nossa Senhora das Mercês.

Mostra de Curtas

A aguardada exibição dos filmes selecionados pela comissão da Mostra Wallace Leal, por meio de edital, será realizada às 19 horas na Biblioteca Municipal Mário de Andrade. Os curadores lembram que entre 158 inscrições, foram selecionadas 6 produções, além de uma menção honrosa.

Os filmes selecionados foram: “Na volta do mundo”, de Alice Vilela; “Firmina”, de Maria Izabel Neiva; “Referências Vivas”, de Camila Constância dos Santos Silva; “Margaridas de Pernambuco em Marcha”, de Shaynna Jacques Pidori; “A lua nasce para o mar”, de Victor Fish; “Dia de Preto”, de Roberto Oliveira; além de “Quando eu cheguei”, de Romy Huber Pradi que ficou com a menção Honrosa.

Confira mais sobre os curtas selecionados:

·         “Na Volta do Mundo”, de Alice Vilela

– Campinas-SP, documentário, 14 min., livre

“Na Volta do Mundo” é um curta metragem poético e performático sobre a cosmovisão de um indígena Kariri-Xocó, mestre de canto e liderança política. Para este povo, a maraca, um pequeno instrumento percussivo de forma circular, é o próprio mundo em miniatura e as sementes que ressoam em seu interior, as diversas formas de vida que nele habitam.

Quando o mundo precisa de equilíbrio, os Mestres de Canto tocam a maraca, organizando o planeta. O personagem principal desse filme vai desde sua terra natal até um grande centro urbano em São Paulo. Nesta jornada, ele precisa da força de seus ancestrais para manter firme sua base espiritual e sua convicção em um novo mundo, sem violência e justo para todos. Para isso, ele toca a maraca.

Direção e Roteiro: Alice Villela e Hidalgo Romero Preparação de elenco e consultoria criativa: Ana Cristina Colla Direção de Fotografia: Coraci Ruiz Montagem: Luiza Fagá Som Direto e Imagens Adicionais: Julio Matos Imagens Aéreas: Hidalgo Romero Produzido por: Coraci Ruiz, Hidalgo Romero e Julio Matos Produção Executiva: Hidalgo Romero e Marcelo Félix Produção de Base: Bárbara Sodré Controller: Marcelo Félix

·         “Firmina”, de Izah Neiva

– Guarulhos-SP, ficção, 15 min., 12 anos, com Elza Soares

Uma pintora idosa, ao mudar-se para seu novo apartamento, fica presa e incomunicável. Ao ouvir os gritos de socorro vindo do andar de baixo, ela precisa correr contra o tempo para salvar a vizinha.

Diretora: Izah Neiva Roteiro: Adelmo Passos Produção Executiva: Izah Neiva Direção Geral: Izah Neiva Direção de Fotografia: Bruno Danielius Direção de Produção: Leandra Aieedo Direção de Arte: Simone Amoreira Montagem e finalização: Guilherme Pacheco Captação e Designer e mixagem de Som: Pier Valencise Produtora de finalização: Izah Neiva Trilha Sonora: Kleber Martins Musica Tema: “Maria da Vila Matilde” Autor: Douglas Germano Editora: Alternetmusic

·         “Referências Vivas”, de Camila Constância dos Santos Silva

– Araraquara-SP, documentário, 5 min., 10 anos, com Sabrina Silva, Elizabeth Resil, Val Black

Este documentário de 5 minutos explora uma narrativa experimental em torno das vivências de três empreendedores negros: Sabrina Silva, Val Black e Elizabeth Resil, uma trancista, um cabeleireiro e uma fotógrafa. Suas histórias se entrelaçam através de vivências similares entre o impacto do registro fotográfico, o trabalho autônomo e criativo e a conexão com a ancestralidade.

Direção, Roteiro, Direção de Fotografia, Produção Executiva, Edição: Camila Constância Assistente de Câmera, Iluminação, Foto Still: Cyntia Maria Trilha Sonora: FULÔ Beleza, Nail Design: KZY Making Of: Cyntia Maria, Elizabeth Resil Cabelo Camila: Marie Souza Cabelo Sabrina: Ana Buzeli Artes Visuais: Vander Garcia Locação Fábrica Elizabeth: Lucibeli Majaron, Terezinha Majaron Locação Capela: Maria de Fátima Conversão VHS: Maximiliano Dos Santos Catering Diária 1: Vinicius Mendes Agradecimento Especial: Cibele dos Santos Participações: Sabrina Silva Elizabeth Resil Val Black Dona Cida Isadora Resil Davi Luccas Luquinhas Paulinho Amaral Domênica Martins Renatinho

·         “Margaridas de Pernambuco em Marcha”, de Shaynna Jacques Pidori

– Triunfo-PE/São Paulo-SP, documentário, 25min, livre

“Margaridas de Pernambuco em Marcha” mostra a trajetória das líderes sindicais rurais de Pernambuco na 6ª Marcha das Margaridas, que reuniu mais de 100 mil mulheres em Brasília-DF, em agosto de 2019, em defesa da democracia, justiça, igualdade e livre de violências. A narrativa é construída a partir da história de três mulheres de diferentes gerações e níveis de participação da luta sindical. O filme trata de temas importantes para o campo e a sociedade em geral, como a agricultura familiar de base agroecológica, a participação política das mulheres, a organização, o feminismo, a luta por igualdade de gênero.

Roteiro coletivo Adriana do Nascimento Cícera Nunes da Cruz Gleiceani Nogueira Maria Jenusi Marques Mônica Katarina Tavares Natália Vaz Shaynna Pidori Ylka Oliveira Direção Shaynna Pidori Direção de produção Gleiceani Nogueira Produção Uedislaine de Santana Ylka Oliveira Assistente de produção Diego da Costa Vittorino Fotografia e Montagem Shaynna Pidori Imagens áreas Álvaro Severo César Ramos Luiz Fernandes Imagens Brasília Isabelle Araújo César Ramos Gleiceani Nogueira Luiz Fernandes Poema Mariana Tello Recitadora Safira Luísa Sipriano Música O Canto das Margaridas (Loucas de Pedra Lilás) Semeador de Sonhos (Susi Montserrat e João Bello) Vozes Roceiras Edição de áudio e mixagem Danilo César Moretti Motoristas Aldo Agápto dos Santos Valmir Alves da Silva

·         “A Lua Nasce no Mar”, de Ramon Soares

– Ubatuba-SP, documentário, 15min, livre

Luana Soares, conhecida como Lua, tem 17 anos, mora no quilombo do Camburi, em Ubatuba (Brasil), e tem um sonho: ser campeã mundial de longboard. No entanto, ela tem um problema: suas crises de epilepsia podem complicar seu caminho. Mas isso não impede Luana de vencer uma competição internacional.

Empresa produtora: Trapézio Produções Culturais e FICSU – Festival Internacional de Cinema de Surf de Ubatuba Roteiro: Moara Correia Sanchez Direção: Ramon Soares Produção: Laura Cruz de Freitas Nicole Noely Correia Nunes Helton Herrerias Júnior Direção de Arte: Fernanda Ferreira Maldonado Som: Victor Fernandes da Silva Edição: Ramon Soares Cinematografia Aquática: Ronie Pasini Cinematografia Aérea: Ronie Pasini Cinematografia: Ramon Soares Fernanda Ferreira Maldonado Moara Correia Sanchez Laura Cruz de Freitas Imagens de Arquivo Felipe Scapino João Vitor Gabriel Ferreira Alexandre Nogueira Junior Machado Coordenação Geral FICSU: Victor Fisch Coordenação Geral Formação: Rodrigo Guim Professores Formação: Victoria Zolli Victor Fisch Rodrigo Guim Yve Zolli Jorge Servulo Bruno Querido Apoio Instituto Argonauta

·         “Dia de Preto”, de Beto Oliveira

– Piracicaba-SP, ficção, 18min, 10 anos

Num futuro despótico, Carolina se prepara para o “Dia de Preto”, ou Dia de Zumbi dos Palmares. Único dia onde as pessoas negras podem sair livremente para celebrar sua negritude. Mas como uma mulher preta de 65 anos pode ficar bonita para um dia especial? O dia que poderá ir ao lugar onde seu filho foi morto por um segurança na frente de um shopping.

Roteiro e Direção: Beto Oliveira Direção de Produção: Beatriz Ferraz Direção de Arte: Cris Mendes Direção de Fotografia: Beto Oliveira Som Direto: Felipe Nunes Mixagem de Som: Leo Rossi

·         “Quando Eu Cheguei”, de Romy Huber Pradi

– Itajaí-SC, experimental, 6min, livre

Um arquivo vivo diz que na praça atrás da igreja mais antiga da cidade haviam encontros de sapatões e o busto de uma mulher sobre um monólito.

Direção, roteiro, produção, co-direção de fotografia, montagem e edição, desenho de som, produção: romy huber co-direção de fotografia, captação de vídeo: williany, bicha rata, bill or

SERVIÇO:

Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues

Data: sábado (21 de outubro)

·         Programação:

10 às 12h30: Encontro Regional ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista e realizadores na cidade de Araraquara – Bate papo sobre desenvolvimentos da linguagem e política pública no interior para o audiovisual

Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)

16h: Exibição longa convidado “Ressentimento” (direção: Mariana Vita e Denis Augusto) + bate-papo com a diretora Mariana Vita

Local: Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)

 *Ingressos distribuídos uma hora antes da exibição

19h: Mostra de Curtas selecionados por edital

Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

Programação gratuita

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Redação

Sair da versão mobile