InícioCultura+CulturaBig Band do Guri de São Carlos presta homenagem à Elza Soares

Big Band do Guri de São Carlos presta homenagem à Elza Soares

Sob a regência de Rodrigo Murer e participação de Virgínia Rosa no vocal, os concertos integram a temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais do Guri. Todas as apresentações são gratuitas.

A Big Band do Guri de São Carlos presta homenagem à Elza Sores, em dois concertos, com participação de Virgínia Rosa. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Todas as atividades do Guri são gratuitas. O grupo toca em duas cidades da região: no dia 20 de outubro, às 19h, no Auditório Professor Sérgio Mascarenhas, em São Carlos/SP, com transmissão ao vivo pelo YouTube Link; e 21 de outubro, às 17h, no Centro Cultural “Ataliba Barrocas”, em Cordeirópolis/SP.
 

Sob a regência de Rodrigo Murer, com participação de Virgínia Rosa, o grupo apresentará as obras: Se acaso você chegasse, de Lupicínio Rodrigues; Dindi, de Tom Jobim; Telecoteco nº2, de Nilsinho; Mas que Nada, de Jorge Ben Jor; Fadas, de Luiz Melodia; Flores Horizontais, de Oswald de Andrade; O que se cala, de Douglas Germano; Ave Maria no Morro, de Herivelron Martins; e Não deixe o Samba Morrer, de Edson Conceição.
 

Virgí­nia Rosa, cantora e atriz nasceu e cresceu em São Paulo. Nos anos 1980, foi vocalista da banda Isca de Polí­cia, de Itamar Assumpção, e depois do grupo Mexe com Tudo. Em 1997, lançou seu primeiro CD solo: Batuque (indicada como Cantora Revelação no Prêmio Sharp). Depois vieram mais cinco elogiados discos. Como atriz, Virgínia estreou na novela Babilônia (2015) e, depois, atuou em Pega Pega (2017), ambas na Rede Globo. Na versão de Éramos Seis, feita em 2019 pela Globo, ela interpretou Durvalina. Os mais recentes trabalhos de Virgínia Rosa são a série Rota 66: A Polícia que Mata, inspirada no livro homônimo de Caco Barcellos, e Não Foi Minha Culpa, série que aborda histórias de violência contra mulher inspiradas em casos reais (disponível no Starplus).
 

O músico Rodrigo Murer, filho de músicos, cresceu vendo seu pai tocar e ensinar saxofone e clarineta. É saxofonista de formação popular havendo estudado com diversos professores da área. Foi solista da Orquestra de Câmara da USP e da Orquestra Experimental da UFSCAR, ambas em São Carlos. Participou de apresentações com grandes nomes da música popular brasileira, foi regente de Banda de Sopros 2004 a 2017. Em 2018, assumiu a regência da Big Band do Guri. Tem uma parceria com vários grupos musicais de São Carlos e região há quase trinta anos. Atualmente trabalha como professor de música e regente em várias escolas e projetos musicais nas cidades de São Carlos e Ibaté, também atua como músico convidado em diversos grupos e orquestras da região. “A profissão me escolheu, fui convidado a dar aulas de saxofone muito cedo. Amo a música. Tocar, reger, aprender e ensinar é um grande privilégio“, afirma Murer.
 

Big Band do Guri de São Carlos

Muito associada ao jazz norte-americano, a big band é uma formação de música popular composta por instrumentos de sopros – flauta, saxofone, trompete e trombone – e uma seção harmônica – piano, percussão, bateria, contrabaixo e guitarra. Formada em 2012, a Big Band participou da Rio + 20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável/RJ) e fez um concerto dedicado a Moacir Santos, com arranjos e regência de Rafael dos Santos. Já dividiu o palco com Nailor Proveta, Vinícius Dorin, Nelton Essi, Sidnei Borgani, Fernando Correia, Letieres Leite e André Marques. Em 2022, sob regência de Paula Valente, se apresentou ao lado de Gê Côrtes.
 


Programa

LUPICINIO RODRIGUES (1914-1974) / FELISBERTO MARTINS (1904-1980)

Se acaso você chegasse [arr. Gê Côrtes]

TOM JOBIM (1927-1994)

Dindi (1959) [arr. Paula Valente]

NELSINHO (1927-1996) / OLDEMAR MAGALHÃES (1912-1990)

Telecoteco nº2 (1960) [arr. Paula Valente]

JORGE BEN JOR (1939-)

Mas Que Nada (1963) [arr. Paula Valente]

LUIZ MELODIA (1951-2017)

Fadas (1978) [arr. Gê Côrtes]

OSWALD DE ANDRADE (1890-1954) / ZÉ MIGUEL WISNIK (1948-)

Flores Horizontais (2002) [arr. Gê Côrtes]

DOUGLAS GERMANO (1968-)

O que se cala [arr. Gê Côrtes]

HERIVELTON MARTINS (1912-1992)

Ave Maria No Morro (1942) [arr. Paula Valente]

EDSON CONCEIÇÃO (1932) / ALOÍSIO SILVA (1939-1981)

Não Deixe o Samba Morrer (1975) [arr. Gê Côrtes]
 

Serviço

BIG BAND DO GURI DE SÃO CARLOS

Data: 20 de outubro de 2023, SEXTA-FEIRA, às 19h
Local: Auditório Professor Sérgio Mascarenhas – USP São Carlos
Endereço: Rua Miguel Petroni, 116-144, Jardim Bandeirantes – São Carlos/SP

Transmissão ao vivo pelo YouTube: Link

Data: 21 de outubro, SÁBADO, às 17h
Local: Centro Cultural “Ataliba Barrocas”
Endereço: Rua Siqueira Campos, 414, Vila Lídia – Cordeirópolis/SP

Todos os concertos são gratuitos.

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Sair da versão mobile