InícioNotíciasGeralBiólogo avalia que DAAE ainda deve recolher fluorescentes

Biólogo avalia que DAAE ainda deve recolher fluorescentes

Em Araraquara, clientes e comerciantes relatam dificuldades para descartar corretamente o produto, que é altamente tóxico

O destino correto de lâmpadas fluorescentes ainda é motivo dúvidas entre lojistas e clientes em Araraquara. Moradores, acostumados a descartar as lâmpadas queimadas em bolsões de entulhos, reclamam que foram surpreendidos com a proibição. Já, comerciantes que passaram a receber o produto, também enfrentam dificuldades para encaminhar o material ao destino correto.

O DAAE – Departamento Autônomo de Água e Esgoto, há meses, deixou de recolher o produto, alegando que um acordo setorial prevê que o mercado produtor é responsável pelo destino final das lâmpadas, um produto altamente tóxico e que contém elementos pesados, como mercúrio e chumbo.

Mas o biólogo e professor Adalberto Cunha não concorda e entende que DAAE ainda é responsável por recolher esse tipo de produto. Segundo o especialista, o acordo ainda não entrou em vigor. Informações, que chegam até à redação do Portal Morada, a autarquia deixou de recolher esse material há bastante tempo por falta de estrutura.

Uma máquina que separava as partes da lâmpada, como alumínio, vidro e metano e, depois fazia a trituração quebrou e, por isso, o DAAE deixou de recolher o produto, que descartado de forma irregular é um risco a saúde pública. Confira a reportagem abaixo.

Biólogo avalia que DAAE ainda deve recolher lâmpadas fluorescentes

 

Sair da versão mobile