A Seleção Brasileira entrará em campo na noite desta quinta-feira (14), às 18h (horário de Brasília), pela 17ª vez na Venezuela, para enfrentar os anfitriões no Monumental de Maturín, em Maturín. Pela 11ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, buscará a 15ª vitória no país sul-americano. O jogo terá transmissão de múltiplas plataformas do Grupo Globo.
A delegação chegou na noite desta quarta-feira (13) em Maturín, local do confronto. A equipe desembarcou na cidade após duas horas de voo de Belém, onde a equipe se preparou para a partida desde segunda-feira (11).
O jogo será o 30ª duelo entre as duas Seleções. Em 55 anos de confrontos, o Brasil tem um aproveitamento amplamente superior (82%). Em 29 jogos, venceu 24, empatou quatro e foi superado apenas uma vez. Balançou a rede 97 vezes e foi vazado em dez oportunidades. No duelo mais recente, Amarelinha e Vinotinto empataram em 1 a 1, na Arena Pantanal, em Cuiabá, pela terceira rodada destas Eliminatórias, em 12 de outubro de 2023. Gabriel Magalhães marcou o gol brasileiro.
Além de ir em busca de aumentar o retrospecto vitorioso, a equipe comandada pelo técnico Dorival Jr. almeja subir na tabela de classificação. No momento, ocupa a quarta posição, com 16 pontos, e está empatada com o terceiro colocado, Uruguai.
Primeiras partidas
O primeiro encontro entre Brasil e Venezuela aconteceu em 10 de agosto de 1969, pelas Eliminatórias para a Copa de 70. Em Caracas, a Seleção goleou por 5 a 0, com hat-trick de Tostão e dois gols de Pelé. Em seguida a esse jogo, disputado 14 dias depois, a Amarelinha venceu novamente por um placar elástico, daquela vez por 6 a 0, no Maracanã, com novo hat-trick de Tostão, dois de Pelé e um de Jairzinho.
Maior vitória
Apesar das goleadas por 5 a 0 e 6 a 0 nos dois primeiros jogos entre Brasil e Venezuela, o principal resultado da Amarelinha diante da Vinotinto foi conquistado por 7 a 0, em 30 de junho de 1999. O duelo foi válido pela Copa América e teve como palco o Estádio Tres de Febrero, em Ciudad del Este, no Paraguai. Amoroso e Ronaldo marcaram duas vezes cada. Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Emerson completaram o placar.
Foi nesta partida, inclusive, em que Ronaldinho Gaúcho fez seu primeiro gol com a Amarelinha. O então camisa 21 deu um chapéu no defensor venezuelano e chutou para o fundo das redes. O lance, além de inesquecível por si só, foi eternizado pelo “olha o que ele fez” narrado por Galvão Bueno.
Novidade
A novidade na escalação da seleção brasileira para o duelo contra a Venezuela será a presença do atacante Vinicius Júnior no lugar de Rodrygo, cortado por lesão muscular. Nesta quarta (13), em Belém (PA), o técnico Dorival Júnior adiantou os relacionados para o duelo contra os venezuelanos. O treinador revelou que levará a campo o time que goleou o Peru (4 a 0) no fim do mês passado.
Assim, o Brasil jogará com: Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães, Gerson e Raphinha; Vinicius Jr., Savinho e Igor Jesus.
O Brasil ocupa a quarta posição na tabela (são ao todo 10 seleções nas Eliminatórias) ao somar 16 pontos, enquanto a Venezuela é a oitava colocada, com 11, a dois pontos de entrar na zona de classificação.
O treinador disse ainda que vai aguardar até a próxima sexta (15) para decidir a permanência ou não dos jogadores André e Guilherme Arana na equipe. Os dois foram poupados dos treinos desta quarta (13) por questões médicas.
Fotos: Rafael Ribeiro / CBF
Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.
Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br.