A pré-candidatura do médico e vereador Luis Cláudio Lapena terminou nesta quinta-feira (9) para o Partido Progressista (PP) de Araraquara. No ano passado, Lapena havia trocado o PSDB pelo PP com o objetivo de concorrer ao Executivo.
O diretório local da legenda foi surpreendido com determinação da direção nacional para que o partido apoie a candidatura do ex-prefeito Edinho Silva (PT). Com isso, é provável que o candidato a vice na chapa seja indicado pelo partido. Lapena foi convidado, mas até o momento recusa aceitar a indicação. Ele alega constrangimento em apoiar Edinho por causa de sua própria postura crítica em relação ao PT na esfera federal. Os demais integrantes do partido, no entanto, aceitaram a determinação e se reunirão neste final de semana para deliberar sobre um possível nome para concorrer ao lado do petista.
Além de Edinho Silva, apresentam-se como pré-candidatos ao Executivo: Edna Martins (PSDB), Boi (PMDB), Célio Peliciari (PSOL), João Farias (PRB), Nino Mengatti (PSB) e Coca Ferraz (PSD). Esse último, no entanto, deve apoiar Edna Martins, possivelmente na posição de candidato a vice.