O projeto que reajusta o valor da conta d’agua para os contribuintes de Américo Brasiliense retorna para votação na Câmara Municipal nesta quarta-feira, dia 27.
A nova proposta do Executivo prevê reajuste de 7,5%, mais o índice inflacionário em 2018. A votação em sessão extraordinária será às 14h.
A Prefeitura pretendia reajustar a conta d’agua em 30%, mais o índice da inflação, em dois anos, sendo 7,5% nos primeiros seis meses de 2018 e mais 7,5% no segundo semestre. A mesma regra valeria para 2019. O projeto seria votado em sessão extraordinária no dia 18 de dezembro, mas a maioria dos parlamentares pediu vista da matéria.
O assunto virou polêmica na cidade porque o Executivo resolveu encaminhar a proposta de reajuste para análise dos vereadores próximo ao período do Natal, quando a Câmara estava em recesso parlamentar.
Na semana passada os funcionários do Legislativo também entraram em recesso. A Câmara está com as portas fechadas desde o dia 20.
Segundo fontes do Portal Morada, quem promete votar contra o projeto, diz que faltou Transparência do Executivo e também da presidência da Câmara, que convocou sessão extraordinária para analisar a matéria.
A decisão em apresentar um texto substitutivo com reajuste de 7,5%, mais a inflação, em apenas uma vez em 2018, ocorreu em Coffee Break no gabinete do prefeito Dirceu Pano (PSDB), oferecido pelo chefe do Executivo aos vereadores na sexta-feira. Nem todos os parlamentares participaram do encontro.