Na manhã desta terça-feira (15), os caminhões de lixo voltaram a circular pelas ruas de Araraquara sem os estribos. O suporte é utilizado como meio de locomoção pelos coletores nas traseiras dos caminhões compactadores.
A proibição dos estribos ocorreu, pois no dia (27) de janeiro, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) passou a adotar um novo modelo de coleta de lixo. O novo modal foi desenvolvido para atender à determinação da Ação Civil Pública nº 0011445-62.2017.5.15.0006, impetrada em 2017 pelo Ministério Público do Trabalho, que impediu o transporte dos coletores na parte traseira dos caminhões compactadores ao entender que havia um risco para a saúde desses trabalhadores.
Entretanto, a mudança foi reprovada por parte da categoria e provocou uma série de manifestações públicas em solidariedade aos trabalhadores que, impossibilitados de transitarem apoiando-se na traseira dos caminhões de coleta, passaram a correr atrás dos veículos enquanto recolhem os sacos de lixo pela cidade. Com o novo formato, o trabalho é executado sem intermitência, o que exige um enorme esforço físico dos coletores, já que alguns chegam a percorrer dezenas de quilômetros diariamente. (Veja o vídeo).
Em nota, o Daae informa que, diante do descontentamento dos coletores, a autarquia retomou imediatamente o modelo tradicional, e pediu audiência junto ao Ministério Público para explicar as dificuldades de execução das mudanças impostas pela sentença judicial. A proposta do Daae e do sindicato da categoria dos trabalhadores era abrir novamente o diálogo evitando prejuízos aos trabalhadores, que se recusam a trabalhar diante das mudanças impostas, e, claro, não prejudicar a população, com a iminente paralisação dos serviços de coleta de resíduos. A autarquia ressalta também que o modelo com estribos é defendido por toda a categoria.
Porém, em virtude do indeferimento do pedido feito pela autarquia de audiência de conciliação administrativa pelo Ministério Público do Trabalho, a coleta de lixo em Araraquara volta a ter mudanças com uma nova retirada dos chamados estribos. O Daae, perante a exigência da Ação Civil Pública que proíbe coletores de circularem nas traseiras dos caminhões, acata a decisão judicial e vai atuar de forma a garantir a segurança dos coletores e a prestação do serviço em Araraquara.