InícioCulturaCantora Beth Carvalho morre no Rio de Janeiro

Cantora Beth Carvalho morre no Rio de Janeiro

Madrinha do Samba faleceu aos 72 anos de idade

Considerada um dos expoentes do samba, a cantora Beth Carvalho faleceu nesta terça-feira (30), aos 72 anos de idade, no Rio de Janeiro. Ela estava internada por causa de problemas na coluna que a atormentavam há anos e chegou a cancelar um show que faria no próximo final de semana.

Elizabeth Santos Leal de Carvalho nasceu no dia 5 de maio de 1946 no bairro da Gamboa, região portuária do Rio de Janeiro, área onde o samba surgiu, no começo do século passado. Mas Beth foi criada mesmo na Zona Sul, onde desenvolveu três paixões: o Botafogo, a Mangueira e o PDT de Leonel Brizola. Com mais de 50 anos de carreira, apadrinhou cantores como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Jorge Aragão, ficando com o apelido Madrinha do Samba.

Em 2018, quando já estava debilitada por problemas na coluna, Beth fez um show histórico ao lado do grupo Fundo de Quintal e cantou seus maiores sucessos deitada em um divã. Beth é a intérprete de sucessos como 'Saco de Feijão', 'Olho por Olho', 'Coisinha do Pai', 'Vou Festejar' e gravou, também, composições de Cartola, como a belíssima 'As rosas não falam'.

Aonde ela foi, sambista nenhum jamais chegou: Marte. Em 1997, a interpretação de Beth Carvalho para 'Coisinha do pai', de Jorge Aragão, foi escolhida pela Nasa para 'acordar' o robô Sojourner, enviado em missão ao planeta vermelho.

A informação de sua morte foi confirmada pelo empresário da cantora, Afonso Carvalho, através do seguinte comunicado:

“Queridos amigos e fãs,

Nossa querida Beth Carvalho partiu hoje as 17:33, cercada do amor de seus familiares e amigos. Agradecemos todas as manifestações de carinho e solidariedade nesse momento. Beth deixa um legado inestimável para a música popular brasileira e sempre será lembrada por sua luta pela cultura e pelo povo brasileiro. Seu talento nos presenteou com a revelação de inúmeros compositores e artistas que estão aí na estrada do sucesso. Começando com o sucesso arrebatador de Andança, até chegar a Marte com Coisinha do Pai, Beth traçou uma trajetória vitoriosa laureada por vários prêmios, inclusive um Grammy pelo conjunto da obra”.
 

 

 

 

Sair da versão mobile