Um protesto por mais segurança nas ruas de Araraquara reuniu dezenas de cooperados e cooperadas da ACÁCIA na frente da Prefeitura Municipal, na manhã desta quinta-feira, dia 23.
As catadoras de recicláveis cobram ação das autoridades contra crimes de furtos de material coletado e, até mesmo, ameaças que partem de algumas pessoas que também coletam recicláveis, mas de forma independente.
Vários boletins de ocorrência já foram registrados na polícia, mas os furtos, ameaças e agressões verbais continuam sem solução. Durante o protesto, cartazes pediam a colaboração de moradores para entregar o lixo reciclável apenas para as cooperadas da ACÁCIA.
Na página da Cooperativa ACÁCIA, na rede social, um manifesto informa que, “para evitar essa situação, contamos com o apoio da guarda municipal, da polícia militar, das donas de casa, mudança na logística com a ajuda dos caminhões para dar suporte no recolhimento dos recicláveis, mas todos esses esforços já não coíbem os roubos e furtos pois essas pessoas não respeitam o nosso trabalho. Sabemos que os ferros velhos colocam seus caminhões e empregados para cometerem novos furtos e roubos. Esses fatos acontecem também na usina de triagem, bolsões e ecoponto.”
O Portal Morada procurou a Prefeitura e o DAAE – Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara para comentarem as reivindicações das cooperadas e, assim que obtiver resposta, essa reportagem será atualizada para incluir suas manifestações. O DAAE tem uma relação contratual com a cooperativa ACÁCIA.