Das seis candidaturas ao Executivo de Araraquara para as eleições de outubro, cinco delas já definiram o nome do candidato a vice prefeito (veja abaixo). O único candidato à prefeitura que ainda não apresentou o postulante a vice é Aluísio Braz, o Boi (PMDB), confirmado em convenção no último domingo (24).
Das cinco definições, duas promovem a chamada “chapa-pura”, quando os dois candidatos – prefeito e vice – são do mesmo partido, e outras três são formadas por partidos coligados.
O prazo para a realização das convenções termina no próximo dia 5 de agosto. Até lá, os partidos devem referendar as candidaturas para todos os cargos em disputa (prefeito, vice e vereador) ou o apoio a candidatos de outra legenda partidária.
O PMDB, que contará com o apoio do PDT, PV, DEM, PEN, Solidariedade e PV, se debruça na busca por um nome para ser parceiro de chapa do candidato a prefeito. Oficialmente, o partido espera anunciar na data limite prevista pela legislação eleitoral. Mas, nos bastidores, as conversas se intensificaram nas últimas horas e alguns nomes despontam como favoritos ao posto.
Com a dificuldade dos partidos aliados de apresentarem um nome de consenso, cresce as chances de o escolhido sair das fileiras peemedebistas. Segundo fontes ligadas ao partido, Elias Chediek, que atualmente ocupa a presidência da Câmara Municipal de Araraquara, é um dos mais lembrados e tem boas chances de emplacar. Correligionários já teriam levado o interesse ao conhecimento do vereador. As negociações passam também pelas mãos do prefeito Marcelo Barbieri, principal liderança do partido em Araraquara, além do próprio candidato ao cargo, Boi.
O presidente da Câmara confirma que seu nome esteja entre os cotados ao cargo, mas vê a indicação com ressalvas. “Essa conversa de fato existe, mas acho bastante difícil. Eu considero que seja mais viável que um partido aliado indique o vice para ampliar o apoio à campanha”, afirma Chediek, que interrompeu uma reunião com Boi para atender a reportagem.
Entre os aliados, segundo apurado pela Portal Morada, o DEM estaria mais próximo de indicar um nome. Até o dia 5, muitas conversas serão travadas.
Os nomes já definidos para a disputa:
Candidato a prefeito Candidato a vice
Nino Mengatti (PSB) Valdir Massucato (PSB)
João Farias (PRB) Professor Reis (REDE)
Edna Martins (PSDB) Coca Ferraz (PSD)
Edinho Silva (PT) Damiano Barbiero (PP)
Célio Peliciari (PSOL) Talissa Generoso (PSOL)
Aluísio Braz (PMDB) à definir

