InícioNotíciasGeralChile é campeão da Copa América Centenário

Chile é campeão da Copa América Centenário

Mais uma vez, chilenos derrotam a Argentina nos pênaltis e fazem a festa com o troféu da Copa América Centenário

Mais uma vez a disputa do título entre Argentina e Chile foi parar na decisão de pênaltis, após um jogo truncado e nervoso que terminou 0 a 0. Assim como no ano passado, os chilenos levaram a melhor, fizeram 4 a 2 e conquistaram o troféu da Copa América Centenário, em duelo nos EUA. Messi isolou e Biglia não passou por Bravo nas penalidades decisivas no Metlife Stadium, em Nova Jersey, que recebeu 82.026 torcedores na noite deste domingo.

No ano passado, argentinos e chilenos também decidiram a Copa América. Na ocasião, o jogo repetiu o 0 a 0 e nos pênaltis e Chile comemorou por 4 a 1.

A conquista do Chile não só confirma a evolução do futebol local, como mantém um incômodo jejum para a seleção principal da Argentina, que não fatura um título de expressão desde 1993, quando foi campeã da Copa América.

Messi amargou mais um vice-campeonato e ainda não teve o gostinho de ser campeão. Foi vice da Copa América nas edições de 2007, 2015 e agora, em 2016. Além de acumular um vice na Copa do Mundo de 2014, com vitória da Alemanha.

Antes da decisão nos pênaltis, Argentina e Chile fizeram um duelo de muita rivalidade e jogadas ríspidas. O árbitro brasileiro Héber Roberto Lopes teve muito trabalho para controlar o jogo. Foi um festival de cartões: Marcelo Díaz (Chile) e Marcos Rojo (Argentina) acabaram expulsos.

O jogo teve duas etapas distintas. No primeiro tempo, a Argentina foi melhor e criou mais oportunidades. Higuaín falhou na pontaria. Já na etapa final, os chilenos controlaram melhor a bola e por pouco não surpreenderam os argentinos em rápidos contra-ataques.

A prorrogação também foi de muito nervosismo. Faltaram pernas para ambos os lados. No final, a decisão ficou mesmo na disputa dos pênaltis, onde os chilenos fizeram a festa. Marcaram: Castillo, Aránguiz, Beausejour e Silva (Chile); Macherano e Aguero (Argentina). Erraram: Vidal (Chile), Messi e Biglia (Argentina).

Veja como ficou agora o ranking com todos os campeões da Copa América
Uruguai – 15 títulos
Argentina – 14 títulos
Brasil – 8 títulos
Chile – 2 títulos
Paraguai – 2 títulos
Peru – 2 títulos
Bolívia – 1 título
Colômbia – 1 título

 

Sair da versão mobile