O grupo Sarambeque estará no Sesc Araraquara neste domingo (8), às 16 horas, com repertório de choro e samba, que busca recriar para o público o ambiente dançante das gafieiras cariocas. Todos estão convidados à dançar, pois o show é gratuito e aberto à todos os públicos.
Em “Pocket Gafieira”, os choros sambados de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Raul de Barros, Abel Ferreira e outros chorões clássicos se juntam aos sambas de Geraldo Pereira, Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, Cartola, Chico Buarque e outros sambistas num show dançante, no qual o swingue e a síncopa se alternam com os sambas e choros lentos, melodiosos, como é de praxe em todo baile de gafieira.
Para este show, Sarambeque convida o trombonista José Matsumoto, de Ribeirão Preto,que juntamente com o sax tenor, soprano e clarinete executados por Alcides Cardoso dos Santos darão o sotaque das gafieiras cariocas. Na harmonia, o violão 7 cordas de Nemias Santana contará com o auxílio elegante do cavaquinho de Alexandre Peres, do Projeto Choro da casa – Ribeirão Preto; e na cozinha o pandeiro de Cassio de Fernando contará com o apoio grave do surdo tocado por Ricardo Peres, do Projeto Choro da casa – Ribeirão Preto.
Sobre o Grupo Sarambeque
Criado em 2014 por músicos interessados na pesquisa, execução e difusão do choro brasileiro, sua pesquisa gira em torno da variedade rítmica, melódica e harmônica do choro, na tentativa de entender as suas diferentes manifestações, como o choro sambado, o choro-seresta, o maxixe, o tango brasileiro e a valsa. Também se busca entender como as influências europeias e africanas se misturaram tanto na rítmica quanto nas harmonias e melodias para resultar neste gênero único e exclusivamente brasileiro que é o choro.
Serviço:
“Sarambeque-Pocte Gafieira”
Dia: 8/1, domingo
Horário:16h
Local: Garimpo
Classificação: Livre
Grátis
Para saber mais acesse: Site ou Facebook.

