Depois de brilhar nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro, o ciclista araraquarense Lauro Chaman voltou a se destacar neste sábado, 19 de novembro. O atleta sagrou-se campeão da prova Bike Series Desafio 3 Horas de Ciclismo realizada no complexo do Autódromo Capuava, em Indaiatuba (SP). Os participantes enfrentaram o percurso de aproximadamente 2.700 metros de extensão, com 62 metros de altimetria acumulada, marcado por uma “reta” de largada (leia-se falso plano), uma sessão de curvas em descida com velocidade, seguida por uma subida mais dura e curta e nova descida.
O evento reuniu cerca de 200 ciclistas amadores e profissionais, que tiveram a chance de confraternizar fazendo o que mais gostam: pedalar. O araraquarense analisou a disputa. “É muito legal competir em autódromo. A organização do Bike Series está de parabéns de conseguir levar as provas de ciclismo para uma pista perfeita, é um privilégio para o ciclista pedalar com toda estrutura e segurança,” disse Lauro Chaman, que coleciona títulos importantes na carreria, como de vice-campeão paralímpico de Estrada na categoria C5, medalha de bronze na prova de contrarrelógio na Olimpíada do Rio de Janeiro e atual campeão Parapan-Americano em Toronto 2015 nas provas de Estrada e contrarrelógio.
No Desafio 3 horas de ciclismo, uma competição de resistência, superação e estratégia, disputada nas categorias solo e duplas (masculina, feminina e mista), em que o objetivo era completar o maior número de voltas, a disputa foi definida apenas nos últimos minutos da competição.
“Primeiramente gostaria de receber a todos pelo evento. É uma estrutura imensa, fiquei muito surpreso que o Bike Series tem essa proporção. Retomei recentemente aos treinos e estou feliz de vencer. A energia é muito positiva. O circuito foi muito técnico e duro, e o vento forte hoje fez a prova ser bem difícil. Gostaria de agradecer também a toda minha equipe da Memorial-Santos e ao Ministério do Esporte por proporcionar que possa treinar todo dia e praticar meu esporte”, acrescentou Chaman, campeão geral com 37 voltas no percurso totalizando aproximadamente 100 quilômetros.
Primeira temporada
A temporada de estreia do Bike Series foi um sucesso, com mais de mil participantes ao longo das três competições. O circuito Bike Series percorreu os autódromos de Interlagos em São Paulo (SP) com o Desafio 12 Horas de Ciclismo no mês de março, depois o autódromo Velo Città em Mogi-Guaçu (SP) com o Desafio 6 Horas de ciclismo no mês de agosto e, agora, no encerramento no autódromo da Fazenda Capuava com o Desafio 3 horas de Ciclismo e Flying Lap (contrarrelógio).
Para 2017, a organização do Bike Series prevê mais quatro etapas, em datas que serão confirmadas. A princípio seriam dia 4 de fevereiro no Aeródromo AFA – Pirassununga (SP), nos dias 25 e 26 de março no Autódromo de Interlagos – São Paulo (SP), no dia 26 de agosto no Autódromo Capuava – Indaiatuba (SP) e no dia 25 de novembro no Autódromo Velocittà – Mogi-Guaçu (SP).
RESULTADOS
Top 5 Geral – Desafio 3 Horas de Ciclismo
Masculino
1- Lauro Chaman – Memorial Santos – 37 voltas
2- Emerson Tomaz – Bardahl Promax – 36 voltas
3- Kleber Lopes Bahia – Cycle Cousins – 36 voltas
4- Douglas Batista Nunes – Bardahl Promax – 36 voltas
5 – Alberto Delila Santiago – Bardahl Promax – 36 voltas
Feminino
1- Viviane Favery Costa – Caçula Motorsport – 32 voltas
2 – Carla Prada – Velo 48 / Cannondale – 31 voltas
3 – Janet Correia – Specialized – 31 voltas
4 – Karina das Neves Camargo Del Picchia – Velo 48 / Cannondale – 30 voltas
5 – Susan Zorzetto – Adri Nascimento / The Bikes – 29 voltas

