InícioEsporte+EsportesCiclistas de Araraquara se destacam na prova Anésio Argenton

Ciclistas de Araraquara se destacam na prova Anésio Argenton

Mais de 170 atletas disputaram 8ª etapa da Copa São Paulo, que homenageia Araraquara e um dos maiores ciclistas do País

Com a participação de mais de 170 atletas de várias regiões do Estado, o ciclismo da Fundesport foi destaque na oitava etapa da Copa São Paulo “Troféu Anésio Argenton”, disputada no último domingo (20), em Araraquara, em comemoração aos 206 anos da cidade.

Competindo em seis categorias diferentes, a equipe araraquarense foi ao pódio em todas elas, com quatro primeiros lugares e dois segundos, entre outras colocações, na prova com circuito de 3.600 metros, na Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira – Via Expressa.

Na categoria Elite masculino, o campeão pela Fundesport foi Rafael Generoso; na Júnior, Leonardo Ribeiro, com Guilherme Oliveira chegando em 5º lugar. Pela categoria Máster A, foi campeão Geraldo Cerniato, a exemplo de João Mantovani, da Máster C.

Os dois vice-campeões por Araraquara na prova que homenageou um dos maiores ciclistas brasileiros foram Lusuelen Domingues, pela categoria Elite feminino; e Pedro Meneghetti, da Juvenil.

Vale destacar que também pela Elite feminino, Gabriela Ribeiro chegou em 4º lugar na Via Expressa e a mais nova atleta da equipe, Sara Liberato, de 15 anos (da base do ciclismo da Fundesport), ficou com a 5ª posição.

Alto nível

Também técnico da equipe araraquarense, João Mantovani destaca a participação de fortes equipes e atletas de alto nível, pela atração que essa etapa da Copa São Paulo disputada em Araraquara exerce há várias décadas.

“Equipes e atletas de São José dos Campos, Taubaté e Assis, entre outras importantes cidades, tornaram as disputas bastante acirradas provocando várias decisões no sprint final”, enfatiza.

Ainda de acordo com o atleta e treinador, apesar do tempo bom tempo, com muito sol e calor na hora da corrida, o vento atrapalhou bastante o desempenho dos atletas, acirrando ainda mais a briga pelos pódios.

“Mesmo com o circuito da Via Expressa não tendo subidas mais acentuadas, o vento um pouco mais forte acabou fazendo a diferença, impedindo que algum ciclista fugisse dos pelotões”, acrescenta Mantovani, que destacou também a organização da prova e a boa presença do público.

Dupla homenagem

Vale destacar que além da aniversariante Araraquara, o também homenageado Anésio Argenton (que oferece o troféu aos vencedores da corrida), é considerado o maior ciclista brasileiro em provas de pista do País.

O atleta que nasceu em Boa Esperança do Sul e viveu a maior parte de sua vida em Araraquara, ainda detém o melhor resultado do ciclismo brasileiro em Olimpíadas (Roma-Itália, 1960) e a única medalha de Ouro em Jogos Pan-Americanos do Brasil (Chicago-EUA, 1959), além de inúmeras outras conquistas.

O ciclismo da Fundesport conta com apoios da Prefeitura, via Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Sodbike Uniformes, 4nutri Health e Nacional Bikes.

Fotos: Divulgação

Sair da versão mobile