Início Cidades Cidade Ciclistas organizam mobilização por mais respeito no trânsito  

Ciclistas organizam mobilização por mais respeito no trânsito  

Ciclistas de Araraquara organizam um ato para pedir mais respeito no trânsito. Sob o mote “Respeite o ciclista”, o evento será realizado neste sábado (27), a partir das 16h, com concentração atrás do Teatro Municipal de Araraquara. Os organizadores esperam provocar uma conscientização sobre o respeito aos ciclistas e a um trânsito mais seguro.

A manifestação ocorre após a morte do ciclista Diego Henrique Correa da Silva, de 41 anos. Ele foi atropelado na noite de terça-feira (23), na estrada Francisco José Zanin, em Araraquara-SP. A vítima chegou a ser socorrida com vida e em estado gravíssimo, pela USA (Unidade de Suporte Avançado), do SAMU, para a Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

O responsável pelo acidente foi identificado e ouvido pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Araraquara. De acordo com as informações, o autor conduzia uma VW/Amarok e fugiu do local do acidente sem prestar socorro.

O que diz o CTB

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 29, estabelece a precedência dos ciclistas sobre os veículos motorizados, enquanto os pedestres têm prioridade sobre ambos. Isso significa que os veículos de maior porte devem zelar pela segurança dos mais vulneráveis: os motorizados pelos não motorizados, e todos pela segurança dos pedestres.

O CTB estabelece algumas precauções em relação aos ciclistas, sob pena de multas. Por exemplo:

  • Art. 201: Falhar em manter a distância lateral mínima de 1,50m ao ultrapassar bicicletas resulta em uma infração de natureza média, com multa correspondente;
  • Art. 220: Não diminuir a velocidade de maneira segura ao passar por um ciclista constitui uma infração grave, também acarretando multa;
  • Art. 170: Conduzir o veículo de forma a ameaçar a segurança de pedestres que cruzam a via ou de outros veículos é considerado infração gravíssima, com penalidades incluindo multa, suspensão do direito de dirigir, retenção do veículo e recolhimento do documento de habilitação.

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br

Luis Antônio

Jornalista. Formado em Ciências Sociais e Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestrando em Estudos Literários. Apresentador e editor do Jornal da Morada, da Rádio Morada FM 98,1

Sair da versão mobile