InícioEsporteColorado inaugura nova escolinha de futebol 

Colorado inaugura nova escolinha de futebol 

Craque Careca marcou presença na inauguração

Uma escolinha de futebol de Araraquara que revelou vários jogadores, entre eles um craque que ganhou títulos no Brasil e na Itália, jogou ao lado de Maradona e brilhou na seleção brasileira na Copa do Mundo de 1986. Essa escolinha é o Colorado Futebol Clube. O craque é o Careca, que aos sete anos de idade começou sua trajetória consagrada no futebol. Além dele, Paulo César de Oliveira, o PC, também surgiu na escolinha do Colorado e depois de encerrar sua carreira no futebol se tornou um dos maiores técnicos do futebol de salão do Brasil e do mundo, no comando da seleção brasileira. 

O Colorado inaugurou neste sábado uma nova escolinha de futebol para, quem sabe, revelar novos craques, ou então, fortalecer a importância do futebol amador na cidade, ou mesmo influenciar positivamente as crianças que por ali passarem para serem bons cidadãos, como afirmou em sua fala na inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluísio Boi (MDB). A escolinha tem o nome do personagem que revelou os craques que passaram pelo clube, José Ricardo de Freitas, o Zé Lemão, responsável por ter descoberto Careca, PC e muito outros jogadores para o futebol. A escolinha inaugurada neste sábado fica na Vila Xavier, na Avenida Cientista Frederico de Marco, na quadra acima da praça da Igreja de Nossa Senhora Aparecida. 

Careca participou e, emocionado, falou de Zé Lemão, como um cara que teve mais importância em sua vida do que ter sido ‘apenas’ um técnico que o revelou. “Zé Lemão era da família. Frequentava a casa de minha família, ajudava a gente física e materialmente, mesmo ele tendo pouco. Minha primeira bicicleta eu ganhei dele. Quero vir aqui outras vezes e conversar com a garotada, falar da minha carreira como uma forma de motivar essa moçadinha, e quero ajudar no funcionamento da escolinha”, afirmou o craque. 

Cidinha Pavanelli, a presidente do Colorado, falou que “Zé Lemão corria a sacolinha para ter condições de treinar a garotada e levá-las para disputar torneios na cidade. Era tudo muito difícil, mas ele nunca desistiu”. O vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos), que no esporte da cidade participava das atividades no quase imbatível Sporting Benfica Araraquara, time amador da cidade por onde Careca também jogou, e do W&L Decolores, badalada equipe de futebol de salão que brilhou na década de 1980, falou da importância do futebol amador na história da cidade. 

“Que os laranjas saiam de casa para fazer o bem”. A frase é do vereador Aluisio Boi, ao final de sua fala, depois de dizer que podem sair novos Careca desta escolinha. “Mas o principal é que sejam pessoas do bem”, disse. Sobre Zé Lemão, Boi lembrou que ele era um ‘sacoleiro’. “Aquilo era futebol raiz. Ele ia para os jogos de bicicleta carregando uma sacola com tudo dentro, uniforme, meia, bola, chuteira. Que a biografia do Zé Lemão e dos jogadores revelados pelo Colorado influenciem positivamente as crianças que por aqui passarem”, disse o ex-atleta do futebol amador, também revelado por Zé Lemão no Colorado. 

O prefeito Edinho Silva (PT) disse que a inauguração da escolinha de futebol traz à mente um resgate dos times dente de leite da cidade, relacionando os nomes dos técnicos que treinavam as crianças na cidade que, junto com Zé Lemão, construíram a “maravilhosa história do futebol dente de leite e amador de Araraquara”. 
 

Colorado 

O Colorado Futebol Clube surgiu no ano de 1969, com crianças jogando bola no ‘largo da Câmara’, na Praça Pedro de Toledo. Colorado era a marca de um aparelho de televisão muito desejado pelos brasileiros, principalmente para assistir aos jogos de futebol do domingo à tarde. Nessa época a televisão ainda não era colorida. Se Careca é o maior expoente dos jogadores revelados pelo clube, Zé Lemão é seu maior ícone como técnico de futebol. Ele faleceu em fevereiro de 2015, um mês antes de completar 70 anos. 

Além dos citados, participaram do evento os vereadores Marchese da Rádio e Marcos Garrido (Patriota); o ex-radialista Wilson Silveira Luiz; o ex-vereador Edio Lopes – coordenador de alto rendimento da secretaria municipal de Esporte e Lazer; Roseli Gustavo – presidente da Fundação de Amparo ao Esporte de Araraquara Fundesport; os ex-atletas Douglas Onça e José Carlos Rosa; a Banda Regimental de Música do 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior, além de outras autoridades e ex-jogadores. 

Sair da versão mobile