Com a documentação debaixo do braço, 754 novos moradores receberam a chave da casa própria no Residencial Valle Verde, em Araraquara. A entrega simultânea foi nesta terça-feira, dia 25, e contou com a presença do prefeito Marcelo Barbieri, do ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, do secretário estadual da Habitação, Rodrigo Garcia, deputados, secretários municipais e vereadores.
O evento multimídia teve também a participação, ao vivo, por meio de um telão, da presidente da República, Dilma Roussef (PT). De Catanduva, a presidente falou da importância do programa Minha Casa, Minha Vida para o desenvolvimento das famílias brasileiras.
O projeto do Valle Verde contempla casas com dois quartos, banheiro, cozinha e sala. A laje concretada e o oitão da cobertura foram produzidos na própria usina de concreto e artefatos. A casa ocupa 41 metros quadrados em terreno de 200 metros e vem com aquecedor solar para a água dos chuveiros.
Presidente afirma que instalação dos serviços públicos é obrigação do município
As novas moradias somam-se às casas já entregues e ocupadas nos bairros Romilda Barbieri, Anunciata Palmira e Maria Helena Lepre. Com isso, os equipamentos públicos de saúde (UBS), educação (creches e escolas) podem sofrer um aumento de demanda.
Questionada pelo Portal Morada sobre a carência desses serviços nos novos residenciais, a presidente Dilma Rousseff declarou que a decisão de onde construir as moradias é sempre tomada em conjunto com a prefeitura. “As regras do programa exigem que se não houver serviços públicos suficientes no empreendimento, a prefeitura deve providenciá-los. Não há essa falha no projeto. Isso é parte integrante do programa”, declarou a presidente.
Dilma disse que em outros municípios, como Catanduva, por exemplo, onde mais de mil moradias foram entregues nesta terça-feira (25), já foram construídas uma escola e um posto de saúde. “No Residencial Vale Verde, o município se comprometeu a aumentar a frota de ônibus e atender a população com creches, postos de saúde. Temos a informação de que a prefeitura e a empresa de transporte podem iniciar a operação no entorno”, completou.
A Prefeitura de Araraquara afirma que serão construídos nesta região uma escola, duas creches, dois postos de saúde, um CRAS, um quiosque e uma quadra poliesportiva coberta. “Os convênios foram firmados pela Prefeitura com o Ministério das Cidades, por meio da Caixa Econômica Federal, e a verba total é R$ 11,8 milhões”. Os recursos, no entanto, ainda não foram liberados e as obras não têm data para começar.
Leia também: Presidente Dilma fala ao jornalismo da Morada