O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) emitiu um alerta nesta quarta-feira (15) e pede que a população de Araraquara economize água.
Segundo a autarquia, 35% de toda água distribuída na cidade é captada de córregos e rios existentes no município, e que, os reservatórios de duas das três destas captações já apresentam redução significativa de volumes nos dias e horários de maior consumo. Com isso, quase 85 mil pessoas usuárias dos serviços podem ser impactadas.
A condição dos reservatórios é resultado da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras. Segundo o relatório, desde o início de 2024, Araraquara registra um déficit hídrico devido à pouca quantidade de chuvas nos quatro primeiros meses, numa redução de 40% na comparação com a média do mesmo período nos anos de 2022 e 2023.
Os dados são baseados em informações do Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais – Cemaden – e do Monitor de Secas da Agência Nacional das Águas – ANA, que revela ainda uma piora nos indicadores, e consequente aumento da área com seca moderada no estado de São Paulo.