InícioNotíciasCoronavírusComércio é autorizado a reabrir gradualmente em Araraquara

Comércio é autorizado a reabrir gradualmente em Araraquara

Batizada de Plano São Paulo, flexibilização será feita por etapas em todo o estado

O governador João Dória anunciou nesta quarta-feira (27) o Plano São Paulo para a retomada das atividades econômicas no estado. A quarentena entrou em vigor no dia 24 de março para conter o avanço da covid-19 e, desde então, restringiu as atividades comerciais em todos os municípios do estado.

Segundo o governador, a reabertura será gradual e regionalizada, seguindo regras de controle para evitar a intensificação das contaminações pelo novo coronavírus e considerando a capacidade de atendimento na saúde em cada uma das DRS’s (Diretoria Regional da Saúde), especialmente a oferta de leitos, e a evolução da epidemia a partir do número de casos, número de internações e número de óbitos.

Num total de cinco fases, sendo a Fase 1 a mais crítica, Araraquara foi classificado como um município na Fase 3. Sendo assim, a partir do próximo dia 1º de junho,  poderá flexibilizar as restrições e retomar a atividade de alguns setores. Caberá ao Poder Executivo Municipal o detalhamento de quais atividades poderão ser retomadas e de que forma isso ocorrerá. A Comitê de Contingência local já afirmou que permitirá a flexibilização na cidade.

A Fase 3 autoriza o funcionamento de atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, indústria não essencial e construção civil. Pode funcionar com restrições bares, restaurantes e similares, comércio, shopping center e salões de beleza. A atual fase não permite o funcionamento de espaços públicos, academias, teatros, cinemas e eventos que geram aglomerações.  

O Plano São Paulo estabelece que continua sendo obrigatório o uso de máscaras, assim como o distanciamento em todos os setores públicos e privados dentro dos espaços. A partir da análise dos critérios de contaminação e atendimento, é possível que a região avance para a etapa seguinte no prazo de 15 dias. Em caso de agravamento da situação, a classificação poderá regredir dentro de 7 dias.  

Apenas 4 regiões do estado de São Paulo foram classificadas na Fase 3, de flexibilização: Presidente Prudente, Barretos, Bauru e Araraquara/São Carlos. A Grande São Paulo Baixada Santista e Registro permanecem na Fase 1, de maior restrição e possibilidade de funcionamento apenas dos serviços essenciais. As demais regiões encontram-se na Fase 2, de controle. 

 

 

Luís

Sair da versão mobile