O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara publicou nesta quinta-feira (7) orientações para as comemorações do Dia das Mães, que será celebrado no próximo domingo (10), levando em consideração a situação epidemiológica que o país enfrenta atualmente.
O boletim afirma que as pessoas “precisam ter consciência de que, com o aumento de casos confirmados, cada vez mais o isolamento social se faz necessário”. Por isso, recomenda que a data seja experimentada à distância para quem não mora com a mãe.
“O Dia das Mães em tempo de Covid-19 deve ser comemorado em casa, sem reuniões e encontros familiares e sempre de forma segura”, diz o texto.
Uma das possibilidades de contato é a realização de vídeochamadas. Até o tradicional presente de Dia das Mães, que movimenta o comércio, dessa vez precisa ser diferente, com priorização das compras virtuais. “O cenário atual também exige uma série de adaptações por parte de comerciantes e consumidores. Não é hora de relaxamento, é hora de se preservar. Quem achar importante presentear a mãe nesta data comemorativa, deve optar pelas compras online.
Segundo o Comitê, o comércio e a população em geral devem continuar respeitando as medidas preventivas apontadas no decreto municipal que reconhece estado de calamidade pública em Araraquara. O foco é evitar aglomerações para reduzir o nível de transmissão do Coronavírus. “Dessa forma, fique em casa e se tiver que sair, use máscara. É uma proteção importante e obrigatória”, solicita.
O Comitê destaca também que estão suspensas, por tempo indeterminado, as visitas a asilos e casas de acolhimento do município. Neste caso, mães e filhos também deverão utilizar das videochamadas.
E neste domingo, Dia das Mães, os dois cemitérios públicos de Araraquara, Cemitério São Bento e Cemitério das Cruzes e os dois particulares, Parque dos Lírios e Parque da Ressurreição, permanecerão fechados, também para evitar aglomeração de pessoas.
Situação Epidemiológica
Araraquara possui nesta quinta-feira, dia 7 de maio, 108 casos confirmados de Coronavírus. Aguardam resultados de exames 36 amostras. Do total de casos confirmados, 27 permanecem em quarentena e 78 já saíram.
Houve uma retificação de 2 casos que haviam sido anunciados nesta manhã. Um deles se trata de um homem que reside em outro município e foi transferido para o hospital de Américo Brasiliense. E o outro caso é um exame que deverá ser refeito. Dessa forma, eles não estão sendo contabilizados no município. Hoje, 9 pacientes estão internados. Destes, 8 estão em enfermaria – sendo 6 casos suspeitos e 2 confirmados – e 1 paciente confirmado está internado em UTI. Foram notificados, até o momento, 4 óbitos confirmados decorrentes de Coronavírus na cidade e 1 aguarda resultado de exame.