O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta segunda-feira, dia 6 de abril, para novas deliberações sobre medidas de combate à transmissão do COVID-19 (Coronavírus).
Diante do cenário de pandemia do Covid 19 e a necessidade de isolamento social, a Prefeitura Municipal decidiu pela prorrogação da quarentena até dia 22 de abril em Araraquara, nos moldes das iniciativas anunciadas pelo Governo do Estado.
Dessa forma, continua valendo as determinações do Decreto Municipal nº 12.236, que reconhece o estado de calamidade pública na cidade.
Seguindo orientações do Ministério da Saúde, o Comitê de Contingência está orientando a população a usar máscaras caseiras quando houver necessidade de sair de casa, principalmente nas idas aos estabelecimentos comerciais.
Em nota técnica, o Ministério da Saúde destaca pesquisas apontando que a utilização da máscara caseira impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, garantindo uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuição de casos de Coronavírus.
No site do Ministério da Saúde, você encontra tutorial sobre como confeccionar essas máscaras caseiras e também sobre o uso e a higienização corretos da máscara (veja dicas abaixo).
Lembrando que as máscaras cirúrgicas e NR 95 devem ser priorizadas para os profissionais para garantir a manutenção dos serviços de saúde.
Saiba como fazer sua máscara
– Em primeiro lugar, é preciso dizer que a máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc. Então se a sua família é grande, saiba que cada um tem que ter a sua máscara, ou máscaras;
– A máscara deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano;
-Mas atenção: a máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face;
– Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto;
-Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;
– Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de dez minutos;
– Para cumprir essa missão de proteção contra o coronavírus, serve qualquer pedaço de tecido, vale desmanchar aquela camisa velha, calça antiga, cueca, cortina, o que for.