Atrair e fidelizar clientes na loja exige uma série de estratégias, que envolvem indústrias, distribuidores e Pontos de Venda (PDV). Gerir esses parceiros para assegurar que as ações de trade marketing sejam realmente efetivas é o desafio de todo profissional da área.
Nesse sentido, contar com a ajuda de um sistema de trade marketing é fundamental para tomar decisões baseadas em dados confiáveis, diminuindo, assim, as chances de erros.
A ferramenta colabora de forma efetiva para o controle e a mensuração das ações, trazendo maior segurança para que o planejamento da gestão de trade seja bem executado.
Como tornar estratégias de trade marketing eficazes?
Para fazer com que estratégias de trade marketing se tornem eficazes é necessário pensar na etapa de planejamento, considerando as metas, as expectativas e as características não só da empresa, mas também dos parceiros. Três dicas contribuem nesse caminho:
Conheça as necessidades do distribuidor
O distribuidor é um importante parceiro das ações de trade marketing. Para que o trabalho conquiste êxito, é fundamental fomentar o bom relacionamento entre empresa e distribuidor, demostrando engajamento e motivação para contribuir com as suas expectativas de venda.
Os objetivos e estratégias devem estar alinhados entre as partes para fortalecer os vínculos. Por isso, é preciso saber quais são as metas dos distribuidores e como alinhá-las às da empresa. Se bem trabalhada, a parceria tende a oferecer resultados ainda melhores para ambos.
Crie indicadores de performance
Mensurar se os investimentos da empresa estão dando retorno fica mais fácil com indicadores de desempenho, pois esses dados podem servir de base, por exemplo, para criar um guia de execução do setor de trade, ferramenta fundamental para treinar e capacitar o time de promotores; além de definir a roteirização de forma mais eficiente.
Os indicadores de performance, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators) são os responsáveis pela ligação entre a empresa e a loja.
Invista no PDV
Uma execução perfeita no PDV é crucial para o sucesso das ações de trade marketing. Para tanto, é necessário estabelecer de forma precisa quem é o público-alvo, pensar nas ações de merchandising e reposição de mercadorias na gôndola, calcular a estratégia de distribuição e o potencial de vendas, além de integrar toda a equipe de trade.
Como um sistema de trade marketing pode ajudar?
As ações de trade marketing devem ser alicerçadas com um bom planejamento. Isso envolve desde a criação de indicadores de performance, o alinhamento com a equipe de vendas, até o relacionamento com os distribuidores e varejistas.
Para reunir todos os dados necessários ao cumprimento das ações, é fundamental modernizar os processos com um sistema de trade marketing, já que o controle manual de tantas informações, além de trabalhoso, pode ser ineficaz.
Com o auxílio da ferramenta, o desempenho de cada atividade prevista pode ser monitorado, permitindo uma gestão inteligente do trabalho. Os dados e indicadores reunidos no sistema de maneira precisa e organizada subsidiam as tomadas de decisão, diminuindo as chances de erro.
Um sistema de trade disponibiliza informações primordiais para gerar resultados obtidos através das equipes de campo, pois ações podem ser visualizadas e tratadas em tempo real, otimizando a atuação nos PDV.
É possível observar preços e ações da concorrência, share de gôndola e muitas outras referências da rotina dos promotores. Além disso, o percentual de realização das tarefas planejadas pode ser acompanhado em gráficos, que demonstram se as metas estão sendo alcançadas.
Atentar aos pontos destacados neste artigo, especialmente no que diz respeito ao que é possível ser feito com o auxílio de tecnologias de ponta, certamente trará ganhos de qualidade e produtividade à gestão de trade marketing.