InícioNotíciasConcessão de Honra ao Mérito provoca racha na oposição

Concessão de Honra ao Mérito provoca racha na oposição

Homenagem à Edinho Silva (PT) foi concedida pela Câmara de Araraquara. Apoio do Patriota provocou troca de farpas entre membros do partido 

A Câmara de Araraquara aprovou nesta terça-feira (31), em sessão antes do expediente e sem transmissão pelos canais oficiais, a concessão do Diploma de Honra ao Mérito, reconhecimento máximo na esfera legislativa, ao prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT). A indicação foi da vereadora Filipa Bruneli (PT).

Pela tradição legislativa, cada parlamentar pode conceder um título de Cidadão Araraquarense e um título de Honra ao Mérito por ano. Como exige aprovação da maioria, as votações costumam ser unânimes. Porém, não foi o que aconteceu no caso de Edinho Silva, já que os vereadores João Clemente (PSDB), Rafael De Angeli (PSDB) e Luna Meyer (PDT) foram contrários à homenagem.  

A surpresa foram os votos dos partidos mais engajados na oposição. É o caso do Patriota, cujos três vereadores (Marchese da Rádio, Marcos Garrido e Carlão do Joia) votaram favoráveis ao reconhecimento, assim como Lineu WL, do Podemos.

A decisão da bancada de oposição desagradou correligionários, especialmente do Patriotas. Em nota assinada pelo presidente da legenda, Pedro Monteiro, o partido diz que repudia a votação favorável dos seus vereadores e que “a Executiva Municipal fará uma reunião com os três parlamentares e exigirá esclarecimentos a respeito da conduta deles na lamentável votação”.

A pressão interna foi alvo de críticas da bancada. Marcos Garrido fez um duro pronunciamento na tribuna da Câmara e disse que está chateado com “parceiros de partido que não têm noção do que é justo” (veja vídeo abaixo). “Tem um pessoalzinho que acredita que ser vereador é odiar o prefeito Edinho. Eles têm isso na cabeça. Esse pessoal tem que começar a calar a boca e saber que o vereador somos nós (sic) e aqui dentro quem manda somos nós”, declarou. Garrido foi aplaudido pela maioria dos vereadores presentes na sessão.  

 

O Portal Morada também teve acesso à troca de mensagens no grupo de whatsapp intitulado "Filiados Patriota". Após  sessão, diversos militantes criticaram os vereadores e cobraram um posicionamento da direção partidária. Em uma das mensagens, uma militante escreveu que “Se Isso For Verdade, Eu Não #Confio Mais Em Ninguém”, enquanto outro seguiu a mesma linha crítica: “Será que o patriota vai virar um puxadinho do pt também? Pedro, vc precisa de manifestar” (sic), declarou, referindo-se a Pedro Monteiro, presidente da legenda em Araraquara. Durante a conversa, o vereador Marchese da Rádio saiu do grupo, mesmo sendo um dos principais representantes da legenda em Araraquara.

Edinho Silva (PT) recebe diploma de Honra ao Mérito com apoio do Patriota

Sair da versão mobile