O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta segunda-feira (4) os locais das provas que definirão os selecionados para as 250 vagas disponíveis para trabalhar na organização e na coleta do Censo Demográfico 2022 em Araraquara, sendo 224 vagas para recenseador e 26 para agente censitário. A avaliação está marcada para o próximo domingo (10).
Ao todo, 279 candidatos se inscreveram para as vagas, o que resulta numa concorrência de 1,24 candidato por vaga – proporção considerada pequena, antes da realização da prova, considerando que dessa relação ainda serão excluídos os candidatos que não comparecerem no dia marcado para a realização da prova.
Os locais de prova podem ser consultados no site https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21.
Para o cargo de Recenseador, a prova será realizada das 9h às 12h e contará com 50 questões objetivas sobre as disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, Ética no Serviço Público e Conhecimentos Técnicos.
Já para o cargo de Agente Censitário, a prova acontece das 14h30 às 18h e contará com 60 questões objetivas sobre as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Quantitativo, Ética no Serviço Público, Noções de Administração e Situações Gerenciais e Conhecimentos Técnicos. As provas foram marcadas para horários diferentes com o intuito de possibilitar aos candidatos se inscreverem para ambos os cargos caso desejassem.
O gabarito do exame e o resultado definitivo das provas terá sua divulgação feita no dia 13 de maio e o resultado final dos aprovados será conhecido em 20 de maio. As contratações terão início no mês de junho. Leia mais detalhes nos editais, disponíveis em https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21. No mesmo site da FGV, banca organizadora do processo seletivo, é possível encontrar a apostila para estudo dos Conhecimentos Técnicos e o Código de Ética do IBGE.
O Censo
Em 2022, cerca de 213 milhões de habitantes, em mais de 70 milhões de domicílios, serão visitados pelos recenseadores nos 5.570 municípios do Brasil. A pesquisa revelará entre outras informações, as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.
Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país. Informações sobre o Processo Seletivo Simplificado para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE podem ser obtidas pelo telefone 0800 2834628 e pelo e-mail ibgepss21@fgv.br.