InícioCulturaConfira as atrações do penúltimo dia da Semana Luís Antonio

Confira as atrações do penúltimo dia da Semana Luís Antonio

Programação gratuita termina no sábado, dia 24

O penúltimo dia da Semana Luís Antonio Martinez Corrêa, nesta sexta (23), movimenta a cena cultural da cidade com diversas atrações: 18h tem “Para Além da palma de sua mão", no Caic do Vale do Sol; 19h o grupo Aberto de Teatro da Unesp apresenta “Experimento X nº 1”, em frente ao Paço Municipal; às 20h haverá “Quixotes”, no Palacete das Rosas e, fechando a sexta, “Quinteto Bachiana SESI-SP & Giovana Maira” se apresentam no Teatro do SESI Araraquara, às 20 horas.

Com realização da Prefeitura de Araraquara – através da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart – e em parceria com o Sesc Araraquara e Sesi Araraquara, a programação segue inteiramente gratuita até o dia 24 de junho.

Os ingressos (para os espaços fechados) são distribuídos uma hora antes da apresentação, no local do evento. Vale destacar que, para o espetáculo no SESI, as reservas podem ser feitas pelo “Meu SESI”, disponível no site da instituição.

Para conferir a programação completa da Semana Luís Antonio, acesse o site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br).

 

18h: Espetáculo “Para Além da palma de sua mão" – Caic do Vale do Sol

O Grupo Ciranda Rodamundo apresenta "Para Além da palma de sua mão", no CAIC do Vale do Sol, na sexta-feira (23), às 18 horas. Inspirado na lenda romani “Amor Cigano”, uma história que justifica o porquê de uma cigana não poder se apaixonar e se casar com um “gadjô” (não cigano), o grupo trouxe para a narrativa do espetáculo a relação entre uma cigana e um rei que, embora se perceba apaixonado por ela, não pode deixar seu povo para viver em “andanças” como um nômade. A partir daí, personagens e trajetórias foram criadas para um roteiro infanto-juvenil, que pretende falar da cultura cigana sem estereótipos, sem preconceitos, mostrando a essência de um povo sofrido e batalhador.

Com direção de Raquel Nascimento, o espetáculo tem no elenco: Anddré Raphael, Gustavo Aragoni, Raquel Nascimento e Thiago Manzoni.

 

19h: “Experimento X nº 1 – Profundeza Interior”, com grupo Aberto de Teatro da UNESP – em frente ao Paço Municipal

“Experimento X nº 1 – Profundeza Interior” será apresentado às 19 horas, em frente ao Paço Municipal. Desenvolvido pelo Grupo Aberto de Teatro da Unesp, a apresentação busca refletir sobre as crises existenciais que assombram o ser humano em algum momento da vida.

Assim, é no silêncio da noite que o homem encara a si mesmo em sua forma mais crua, com seus silêncios e seus defeitos. Nesse exercício de reflexão, o homem se persegue, se aprofunda em si ou foge.

No momento em que as luzes se apagam há duas alternativas: encarar os próprios demônios ou se deixar engolir por eles. Há nesse embate o duelo entre aprimorar-se ou deixar-se controlar pelos instintos.

Num misto de pequenos monólogos e dança contemporânea, “Experimento X – n°1: Profundeza Interior” busca expressar a dor e o crescimento que as crises existenciais proporcionam.

O elenco apresenta Amanda K. Figueiredo, Lorena Rizzato, Murilo Petito, sob a direção de Bruck Oliver, com texto de Amanda K. Figueiredo e João Túbero. A produção é de Ana Carolina C. Furtado, Juliana de Castro e Silva, Nayla Perez, Poliana Tomazini e Renata Bonifácio

 

20h: “Quixotes”, com Cia. Cais do Porto – Palacete das Rosas

A Cia. Cais do Porto apresenta “Quixotes” na sexta, às 20 horas, no Palacete das Rosas. Os ingressos gratuitos podem ser retirados no local, uma hora antes da apresentação (lugares limitados – 100 lugares).

 

A pesquisa para “Quixotes” trata da figura do herói de si mesmo, o homem frágil e cheio de sonhos que veste uma espécie de armadura, porque encontra nela sua força motiva para continuar suportando a realidade dura em que vive.

Dom Quixote de La Mancha, o engenhoso fidalgo criado por Miguel de Cervantes, representa a figura do ser humano que muitas vezes necessita de um incentivo para refletir sobre sua trajetória, amadurecer seus maiores desejos, repensar os próprios atos e modificar-se.

No espetáculo da Cia. Cais do Porto, um ator e uma atriz traçam paralelos entre si mesmos e as personagens presentes na obra de Cervantes, criando uma espécie de ligação poética onde ambos entregam seus corações, seus conflitos e a poesia neles inseridas.

É sobre a posição dos artistas frente a barbárie dos dias atuais, é sobre a entrega nas relações com o outro, com a cidade, com as histórias presentes em cada canto pelos quais transitamos. É sobre nossos sonhos, perspectivas de vida e descrenças, mas também sobre desigualdade, violência e preconceito.

O intuito do espetáculo é não só aproximar as pessoas umas das outras, mas de nos fazer mais próximos de nós mesmos.

Os atores Fábio Lucca e Neila Dória têm a direção e pesquisa de Fábio Lucca, com codireção de Zé Guilherme. Laís Figueiroa e Rosinha Dias assinam a direção musical e sonorização, enquanto a cenografia é da Cia. Cais do Porto e Wilson Costa, figurinos de Murilo Rangel, iluminação de Larissa Mariano, colaboração de Filipe Ramos, produção da Camaleão Cultural e realização da Cia Cais do Porto.

 

20h: Quinteto Bachiana SESI-SP & Giovana Maira – Teatro do Sesi

O SESI Araraquara recebe no sexta, dia 23 de junho, às 20 horas, o Quinteto Bachiana SESI-SP e a cantora lírica Giovanna Maira para apresentação especial. O concerto é gratuito e levará ao público obras de nomes como Giacomo Puccini,

O Quinteto Bachiana SESI-SP, conjunto oriundo da orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, sob regência e direção artística do maestro João Carlos Martins, será composto por músicos bolsistas mantidos pelo SESI-SP que apresentarão obras com a formação: oboé, violinos, viola e violoncelo. A cantora e compositora Giovanna Maira será acompanhada pelo pianista Thiago Tognoli e também mostrará toda sua versatilidade ao lado do quinteto, em arranjos criados especialmente para o concerto. A apresentação ao lado do Quinteto Bachiana SESI-SP mostrará seu estilo musical, o crossover, que mescla a erudição e precisão do clássico com a alegria e leveza do popular, em um encontro musical raro de técnica e emoção.

O Concerto é uma proposta do projeto SESI-SP Música, que leva à sociedade apresentações gratuita de música, democratizando o acesso à cultura e promovendo a difusão do conhecimento.

O Quinteto Bachiana SESI-SP é formado por musicistas oriundos da Bachiana Filarmônica SESI-SP, cuja orquestra está sob a direção artística do renomado maestro João Carlos Martins e mantida pelo SESI-SP. A iniciativa representa ação relevante à música erudita e ao desenvolvimento de seus integrantes.

A jovem cantora lírica e compositora Giovanna Maira começou sua história com a música aos 3 anos de idade, quando iniciou o estudo de piano. Aos 12 anos ingressou no Conservatório Musical Villa Lobos, onde se formou em canto popular. Em 2004, ingressa na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), pela qual obteve seu diploma em música especializada em canto e arte lírica.

A cantora é deficiente visual e foi ganhadora em 2006 do concurso Rosemary Kennedy, promovido anualmente pela Very Special Arts, que consagra artistas com algum tipo de necessidade especial. Lançou em 2016 sua autobiografia pela Editora SESI, que virá acompanhada de um EP com novas composições interpretadas com a sensibilidade que lhe é característica.

Os ingressos para esta apresentação estão disponíveis pelo sistema Meu Sesi na página www.sesisp.org.br/meu-sesi. Uma cota de ingressos também será distribuída na bilheteria da unidade 30 minutos antes do espetáculo.

 

Serviço

 

Semana Luís Antonio Martinez Correa

 

Data: Sexta-feira (23)

Programação gratuita

 

18h: Espetáculo “Para Além da palma de sua mão"

Local: Caic do Vale do Sol

 

19h: “Experimento X nº 1”, com grupo Aberto de Teatro da Unesp

Local: Em frente ao Paço Municipal

 

20h: “Quixotes”, com Cia. Cais do Porto

Local: Palacete das Rosas

Distribuição de ingressos: uma hora antes da apresentação (100 lugares)

 

20h: Quinteto Bachiana SESI-SP & Giovana Maira

Local: Teatro do Sesi

 

 

Sair da versão mobile