O penúltimo dia de competições para os brasileiros nos Jogos Pan-Americanos, de Toronto, no Canadá, reservou mais cinco medalhas de ouro. O boliche (inédito), futebol feminino, basquete masculino, tênis de mesa e handball feminino foram os destaques do país neste sábado.
Apesar dos triunfos, o resultado poderia ter sido melhor. O vôlei feminino foi derrotado na decisão para os Estados Unidos e ficou na segunda colocação. Na mesma posição, a esgrima e o tênis de mesa perderam finais no Canadá.
Faltando um dia para o Pan acabar, o Brasil segue na terceira colocação no quadro de medalhas, com 139 medalhas. O líder é os Estados Unidos, seguidos pelos donos da casa. Confira os destaques brasileiros abaixo:
TÊNIS DE MESA
O tênis de mesa brasileiro masculino dominou Toronto. No individual, o Brasil garantiu as três medalhas, com Hugo Calderano (ouro), Gustavo Tsuboi (prata) e Thiago Monteiro (bronze), além do canadense Eugene Wang, que também ficou com o bronze.
Já no feminino, Lin Gui acabou sendo derrotada na decisão pela americana Yue Wu, por 4 a 3, e conquistou a medalha de prata. Enquanto isso, Caroline Kumahara ficou com o bronze.
BASQUETE MASCULINO
O Brasil ficou com o ouro na modalidade. Com campanha perfeita, os brasileiros enfrentaram o Canadá na decisão e ficaram com o primeiro lugar do pódio. A Seleção teve o domínio durante todo o jogo e derrotou os donos da casa por 86 a 71. Essa foi a sexta dourada do basquete masculino em Jogos Pan-Americanos.
HANDEBOL MASCULINO
A revanche chegou. Se em Guadalajara, no México (2011), o Brasil foi derrotado para a Argentina, em Toronto a história foi diferente. Na prorrogação, a Seleção venceu os argentinos por 29 a 27 e ficou com a medalha de ouro. Na terceira posição ficou o Chile, que venceu os uruguaios na disputa do bronze.
FUTEBOL FEMININO
Quem disse mesmo que futebol é para homens? A Seleção feminina mostrou mais uma vez que essa ideia está errada e ficou com a medalha de ouro em Toronto. Sem chances para a Colômbia, as brasileiras golearam por 4 a 0 e garantiram o primeiro lugar do pódio. O bronze ficou com o México, qua bateu o Canadá por 2 a 1.
BOLICHE
O brasileiro Marcelo Suartz fez história em Toronto. Com a vitória na decisão do boliche masculino sobre o colombiano Amleto Monacelli, o Brasil conheceu sua primeira medalha de ouro na história da competição. Na final, o brasileiro marcou 201 pontos contra 189 do rival da Colômbia. O bronze foi para o americano Devin Bidwell e o canadense Dan Maclelland.
VÔLEI FEMININO
Se na fase de grupos o Brasil conseguiu bater os Estados Unidos por 3 a 2, na final de Toronto as brasileiras acabaram derrotadas. Na disputa do ouro, a Seleção perdeu por 3 a 0 e ficou com a medalha de prata. O broze foi para a República Dominicana, que bateu Porto Rico.
ESGRIMA
Na disputa por equipes masculina, o Brasil conquistou a medalha de prata. Enfrentando os Estados Unidos na final, Guilherme Toldo, Fernando Scavasin e Ghislain Perrier foram derrotados por 45 a 26 e terminaram na segunda colocação. O bronze foi para o México.
FUTEBOL MASCULINO
O Brasil sofreu, mas ficou com o bronze no futebol masculino. Na disputa pelo terceiro lugar, a Seleção empatou no tempo normal com o Panamá em 1 a 1 e decidiu o confronto na prorrogação, finalizando a partida em 3 a 1. Os gols foram marcados por Luciano, duas vezes, e Lucas Piazon.
ATLETISMO
Após classificar-se para a final do 4x100m masculino com o penúltimo tempo, o Brasil garantiu a medalha de bronze. O ouro havia ficado com o Canadá, porém, por conta de protesto, os canadense perderam a dourada. Com isso, os americanos subiram no lugar mais alto do pódio, seguidos dos brasileiros e de Trinidade e Tobago.
Vanessa Spinola levou o bronze no heptatlo, atrás de Heather Miller (EUA) e Yorgelis Rodriguez (CUB).
CARATÊ FEMININO
Isabela dos Santos conquistou a medalha de bronze para o Brasil. A carateca brasileira perdeu nas semifinais para a equatoriana Valeria Echever por 5 a 1 e ficou com a terceira colocação.