InícioEsporteConfira mais números marcantes da história da Ferroviária

Confira mais números marcantes da história da Ferroviária

Dados foram levantados pelo historiador e escritor Vicente Henrique Baroffaldi

Após comemorar seu aniversário de 70 anos no último dia 12 de abril, a Ferroviária teve alguns números de sua história divulgados por um de seus maiores pesquisadores, o historiador araraquarense Vicente Henrique Baroffaldi, autor da página Ferroviária em Campo e escritor de oito livros sobre a trajetória do clube grená. Sua pesquisa conta com a colaboração de Paulo Micali.

Segundo ele, a Locomotiva realizou até hoje um total de 3.345 jogos, o que equivale a uma média de um jogo por semana. Dentro dessas partidas, o clube araraquarense somou 1.344 vitórias (40,18%), 931 empates (27,83%) e 1.070 derrotas (31,99%). Ao longo de sua história, a Ferroviária marcou um total de 4.942 gols, o que resulta em uma média de 1,5 por jogo, e sofreu exatamente 4.000 (1,2 por jogo), o que resulta em um saldo de 942 gols. 

Vale destacar que o primeiro jogo da Ferroviária foi realizado no dia 13 de maio de 1951, quando venceu a Mogiana por 3 a 1 e teve o primeiro gol de sua história marcado por Fordinho. Já a última partida foi disputada no dia 14 de março de 2020, quando empatou por 0 a 0 com o Grêmio Novorizontino no Estádio da Fonte Luminosa, no último compromisso válido pelo Paulistão antes da paralisação do futebol brasileiro por conta da pandemia do novo coronavírus. Já o último gol afeano foi marcado pelo meia Tony no empate por 1 a 1 com o Palmeiras no dia 7 de março no Allianz Parque.

Em um dos comentários de sua página, o historiador explica ainda que o milésimo gol afeano foi marcado no ano de 1959, porém não é possível afirmar de forma precisa o autor, já que não existem registros dos resultados de quatro amistosos disputados até aquele ano. Entretanto, se forem considerados apenas os resultados conhecidos, o gol mil da Locomotiva foi marcado pelo ponta-direita Amaral no dia 20 de setembro de 1959, na vitória por 1 a 0 sobre o Comercial, em Ribeirão Preto, pelo Campeonato Paulista.

Ainda segundo o levantamento de Baroffaldi, o maior número de jogos da Ferroviária em um mesmo ano aconteceu em 1960, quando o time entrou em campo 74 vezes. Vale destacar que 1960 foi o ano da primeira excursão internacional do clube, que na ocasião cumpriu agenda na África e na Europa. Já o ano com o menor número de jogos foi o de 2015, quando o time entrou em campo para apenas 19 compromissos. Nesse ano, a Locomotiva conquistou o título da Série A2, faturou o tão sonhado acesso de volta à elite e abriu mão de disputar a Copa Paulista no segundo semestre.

Vale lembrar que a Ferroviária está com suas atividades suspensas por conta do isolamento social em decorrência da pandemia do coronavírus. Os atletas treinam em suas casas e o clube apresentou na última semana o técnico Dado Cavalcanti, que chega para substituir Sérgio Soares, demitido no final de março. O time voltará à ação, ainda sem data definida, para as duas últimas rodadas da primeira fase do Paulistão, além do jogo de volta contra o América-MG pela terceira fase da Copa do Brasil, e no segundo semestre terá pela frente a Série D do Campeonato Brasileiro. 

Mais informações históricas sobre a Ferroviária podem ser conferidas na página Ferroviária em Campo no Facebook ou no blog, onde também pode ser feito o contato com o autor para as pessoas que quiserem adquirir os livros.
 

 

 

Sair da versão mobile