Três jogos deram sequência a 13ª e penúltima rodada da primeira fase da Copa Paulista, neste domingo. O grande destaque ficou por conta da boa vitória do Água Santa diante da Portuguesa Santista, pelo placar de 3 a 1, que deixou o time de Diadema bem próximo da classificação no Grupo 3. Pela mesma chave, Santos venceu o Juventus com gol no fim da partida e segue vivo. Já no Grupo 02, o lanterna Rio Branco venceu o São Paulo e complicou o tricolor na busca por uma vaga na segunda fase.
Jogando no Estádio Ulrico Mursa, em Santos, o Água Santa visitou e não deu chances para a Portuguesa Santista, vencendo a partida pelo placar de 3 a 1. Anderson Bartola foi o grande destaque da partida, marcando dois gols. Com o resultado, o time de Diadema assume a terceira posição, com 22 pontos e está apenas há uma vitória da classificação. Já que o Santos – outro time que ainda está na briga pela vaga – venceu o Juventus, na Rua Javari, por 1 a 0 e está em quarto, com 21.
No Grupo 2, o Rio Branco surpreendeu o São Paulo e venceu a partida disputada no Estádio Décio Vitta, pelo placar magro de 1 a 0. Apesar disso, o time de Americana segue na parte debaixo da tabela da chave, com 12 pontos na quinta colocação. Já o clube tricolor que precisa de um empate na última rodada para avançar, segue em terceiro, com 16 pontos ganhos.
No sábado
O Linense venceu o Noroeste por 2 a 0 no Estádio Alfredo Castilho e garantiu a vaga antecipada para a segunda fase da Copa Paulista e ainda encerrou a briga pela classificação no Grupo 1 ainda nesta 13ª rodada. Em Piracicaba, o XV empatou por 1 a 1 com a Ferroviária no estádio Barão de Serra Negra. No jogo entre os times já desclassificados, o Penapolense venceu o Velo Clube por 2 a 0 no estádio Tenente Carriço.
Com o resultado em Bauru, o Linense chegou aos 15 pontos, enquanto o Noroeste tem 12. Faltando uma rodada, o time de Lins não pode mais alcançar o quarto colocado devido ao número de vitórias: quatro contra dois. Em campo, Maranhão abriu o placar em uma cobrança de falta e Tavares completou ainda no primeiro tempo, num cruzamento despretensioso, que terminou encobrindo o goleiro Ferreira.
No Barão de Serra Negra, o empate entre XV e Ferroviária manteve aberta a disputa pela liderança do grupo. Na ponta, o time de Piracicaba segue com 24 pontos, dois a frente do adversário, que tem 22. Fechando os jogos deste sábado, a Penapolense chegou aos 10 pontos com a vitória dentro de casa e não pode mais terminar a competição na lanterna. Isso porque o Velo clube, último colocado, segue com apenas seis.
Jogando em casa, no Estádio Vereador José Ferez, o Taboão da Serra conquistou a sua segunda vitória seguida para entrar provisoriamente no G4 do Grupo 2 da Copa Paulista. Na tarde desse sábado, o time taboanense recebeu e venceu o Osasco Audax, pelo placar de 2 a 1. Com os três pontos ganhos, os donos da casa chegam aos 13 pontos e assume a quarta colocação da chave. Já os visitantes caíram uma posição e agora estão em quinto, com 11.
No outro jogo disputado no início dessa tarde, o Nacional também entrou provisoriamente no G4, esse do Grupo 3. No Estádio Nicolau Alayon, o time da capital paulista venceu o forte São Caetano, pelo placar de 2 a 0. Apesar da derrota, o time azulino segue na segunda posição com 23 pontos. Já os donos da casa chegam aos 20 e por isso está na quarta colocação da chave.
JOGOS DA 13ª RODADA
Sexta-feira, 8 de setembro
Desportivo Brasil 1 x 0 Atibaia
Sábado, 9 de setembro
15h – Taboão da Serra 2 x 1 Audax
15h – Nacional 2 x 0 São Caetano
16h – XV de Piracicaba 1 x 1 Ferroviária
16h – Noroeste 0 x 2 Linense
18h30 – Penapolense 2 x 0 Velo Clube
Domingo, 10 de setembro
10h – Rio Branco 1 x 0 São Paulo
10h – Portuguesa Santista 1 x 3 Água Santa
10h – Juventus 0 x 1 Santos
16h – Portuguesa 1 x 3 Taubaté
CLASSIFICAÇÃO
GRUPO 1
1 – XV de Piracicaba – 24 pontos
2 – Ferroviária – 22 pontos
3 – Mirassol – 17 pontos
4 – Linense – 15 pontos
5 – Noroeste – 12 pontos
6 – Penapolense – 10 pontos
7 – Velo Clube – 6 pontos
GRUPO 2
1 – Internacional – 24 pontos
2 – Desportivo Brasil – 20 pontos
3 – São Paulo – 15 pontos
4 – Taboão da Serra – 13 pontos
5 – Rio Branco – 12 pontos
6 – Osasco Audax – 11 pontos
7 – Atibaia – 10 pontos
GRUPO 3
1 – Portuguesa – 25 pontos
2 – São Caetano – 23 pontos
3 – Água Santa – 22 pontos
4 – Santos – 21 pontos
5 – Nacional – 20 pontos
6 – Juventus – 14 pontos
7 – Taubaté – 10 pontos
8 – Portuguesa Santista – 4 pontos