No sufoco. Foi dessa maneira que o São Paulo conseguiu bater o Danúbio de virada, por 2 a 1, no Uruguai, e respirar aliviado na Libertadores. Quem precisa da vitória como único resultado para se classificar é o Atlético-MG, que foi derrotado pelo placar mínimo para o Atlas, no México.
Apesar da derrota, a noite do Galo pode não ter sido tão ruim, já que o Santa Fé surpreendeu ao bater o Colo Colo no Chile por 3 a 0. Com isso, o Galo precisa de uma vitória por dois gols de diferença na última rodada diante do Colo Colo, no Independência, para se classificar. O líder do Grupo Santa Fé precisa apenas de um empate contra o Atlas para avançar.
No Grupo 2, a vida do São Paulo na última rodada depende diretamente do rival Corinthians, visto que o Timão precisa vencer o San Lorenzo para o Tricolor depender de um empate na última rodada contra o próprio Corinthians para avançar. Uma vitória do time argentino no Itaquerão obriga o tricolor a vencer o clássico na última rodada para classificar.
Pelo Grupo 4, o do Internacional, o The Strongest derrotou o Emelec por 1 a 0 mas não garantiu classificação antecipada às oitavas de final porque o Internacional pode assumir a liderança, com 10 pontos, um a mais que o The Strongest, se vencer o Universidad de Chile, lanterna do grupo. Apesar da derrota, o Emelec soma sete pontos e tem plenas condições de se classificar, já que enfrenta o lanterna chileno na última rodada em casa.
A emoção maior da noite ficou reservada para os jogos do grupo 6. Atual vice-campeão argentino, o River Plate conseguiu o que parecia impossível e está classificado para as oitavas de final da Copa Libertadores. O time argentino fez sua parte ao vencer o San José, da Bolívia, no Monumental de Nuñez, por 3 a 0 e garantiu a vaga às oitavas graças à improvável vitória por 5 a 4 dos dos reservas do Trigres (México) sobre o Juan Aurich, no Peru.
Time do brasileiro Rafael Sóbis, do colombiano Guerrón (ex-Cruzeiro), do uruguaio Arévalo Rios e do zagueiro Juninho (ambos ex-Botafogo), o Tigres fechou o Grupo 6 em primeiro, com 14 pontos. O River chegou a sete, contra seis do Juan Aurich e quatro do San José.
O Grupo 8 também conheceu seus classificados às oitavas de final. O Racing, que bateu o Deportivo Táchira, em casa, por 3 a 2 em um jogo emocionante, e o Guaraní, do Paraguai, que empatou com Sporting Cristal no Peru, avançaram de fase. O time argentino terminou na liderança com 12 pontos, três a mais que o time paraguaio.
JOGOS
QUARTA-FEIRA – 15/04
17h30 – The Strongest 1 x 0 Emelec
22h00 – Colo-Colo 0 x 3 Ind. Santa FÉ
22h00 – Atlas 1 x 0 Atlético-MG
22h00 – Danubio 1 x 2 São Paulo
QUINTA-FEIRA – 16/04
22h00 – Universidad de Chile x Internacional
22h00 – Corinthians x San Lorenzo