Na tarde desta quarta-feira (1º), aconteceu a Sessão Solene de Posse dos 18 vereadores, prefeito e vice-prefeita eleitos em 2024 e a instalação da 19ª Legislatura, para o mandato de 2025 a 2028. Conheça um breve perfil dos vereadores eleitos em ordem alfabética. O evento teve transmissão ao vivo pela TV Câmara de Araraquara, no canal 17 da rede a cabo NET/Claro, e em tempo real pela página do Facebook e também no Canal do YouTube da TV Câmara.
Alcindo Sabino (PT) – Alcindo Sabino dos Santos
Bacharel em Direito, ator e diretor, o vereador araraquarense Alcindo Sabino (PT) irá atuar prioritariamente nas áreas de saúde, cultura e habitação. Sabino foi eleito com 1.486 votos e inicia o primeiro mandato como titular, aos 55 anos, uma vez que teve o segundo mandato na Câmara em 2023, como suplente. Ele também foi coordenador municipal de Participação Popular e de Habitação na Prefeitura de Araraquara.
Aluisio Boi (MDB) – Aluisio Augusto Braz
Gestor público e cabeleireiro, o vereador araraquarense Aluisio Boi (MDB) terá sua atuação voltada para as áreas de saúde, esporte e zeladoria. Reeleito com 2.277 votos, inicia seu quarto mandato aos 54 anos. Exerceu o mandato em 2008, 2012 e 2020, sendo presidente da Câmara Municipal por duas oportunidades (2011/2012 e 2021/2022). Boi foi secretário municipal (Comunicação, Esportes e Governo), assessor parlamentar no Senado Federal e diretor do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), além de ser cabeleireiro há mais de 30 anos.
Balda (Novo) – Carlos Alberto Barreto Baldassari
Jornalista e técnico em Contabilidade, o araraquarense Balda (Novo) elencou como prioridades de atuação as áreas de saúde, educação, transporte e segurança. Eleito com 3.067 votos, inicia seu primeiro mandato aos 62 anos de idade. Balda começou a trabalhar em rádio aos 15 anos de idade e teve passagens por diversos veículos de imprensa de Araraquara (rádios Morada do Sol, Cultura e Jovem Pan e jornais “Tribuna Impressa” e “O Imparcial”), de Brotas e de Matão. Em 2020, criou a página “Balda News”.
Coronel Prado (Novo) – Wagner Tadeu Silva Prado
Bacharel em Direito e coronel da reserva da Polícia Militar, o paulistano Coronel Prado (Novo)escolheu asáreas de segurança, zeladoria e educação como prioridades de atuação. Eleito com 1.454 votos, ele inicia o primeiro mandato aos 57 anos. Prado prestou o serviço militar na Força Aérea Brasileira (FAB), em Pirassununga, e depois ingressou na Polícia Militar, instituição na qual chegou ao posto de coronel. Terminou a carreira como comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPAM-12), de Mogi das Cruzes.
Cristiano da Silva (PL) – Cristiano da Silva
Empresário, ocomerciante araraquarense Cristiano da Silva (PL) irá atuar prioritariamente nas áreas de assistência social, esporte e saúde. Eleito com 1.540 votos, inicia seu primeiro mandato na Câmara aos 39 anos. Silva integra uma família de comerciantes da região do Cecap, onde trabalha em um mercado de bairro desde a adolescência.
Dr. Lelo (Republicanos) – Marco Aurélio Mieto Domingues
Cirurgião-dentista, o paulistano Dr. Lelo (Republicanos) elencou como prioridades de atuação as áreas de saúde, educação e funcionalismo público. Eleito com 1.305 votos, inicia seu primeiro mandato aos 48 anos. Dr. Lelo trabalha como cirurgião-dentista na rede municipal de saúde e em clínica particular.
Emanoel Sponton (Progressistas) – Emanoel Sponton do Nascimento
Guia de turismo e pós-graduado em Empreendimentos Imobiliários, o gestor público Emanoel Sponton (Progressistas) escolheu asáreas de saúde, educação e segurança como prioridades de atuação. Reeleito com 1.461 votos, inicia o segundo mandato aos 29 anos. Foi votado pela primeira vez como vereador em 2020. Sponton mora no Parque das Hortências e participou de grêmios estudantis, sendo presidente da Associação de Moradores do Hortências.
Enfermeiro Delmiran (PL) – Delmiran Mendes de Oliveira
Enfermeiro e empresário, o baiano Enfermeiro Delmiran (PL) terá sua atuação voltada para as áreas de saúde, lazer e cultura e segurança. Eleito com 1.612 votos, inicia seu primeiro mandato aos 45 anos. Delmiran é enfermeiro da Unidade de Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Araraquara e do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Grau) no Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto. Também é sócio-proprietário de uma empresa voltada à saúde do trabalhador. Nascido em Feira de Santana (BA), morou com a família em São Paulo e chegou a Araraquara aos 11 anos de idade.
Fabi Virgílio (PT) – Fabiana Cristina Virgílio
A advogada Fabi Virgílio (PT) elencou como prioridades de atuação as áreas de cultura, educação e também ligadas à cannabis medicinal, às mulheres e ao direito à cidade e ao meio ambiente. Reeleita com 2.280 votos, inicia seu segundo mandato aos 40 anos de idade. Ela foi assessora parlamentar antes de se eleger vereadora pela primeira vez, em 2020. Ingressou no curso de teatro e no meio cultural, participando da criação do grupo Movimento Antropofágico de Crítica à Administração Cultural em Araraquara (Macaca).
Filipa Brunelli (PT) – Filipa Brunelli Iani
Graduanda em Sociologia, a araraquarense Filipa Brunelli (PT) escolheu aárea de direitos humanos como prioridade de atuação. Reeleita com 1.747 votos, inicia seu segundo mandato aos 32 anos de idade. Foi assessora municipal de Políticas LGBT antes de se eleger vereadora pela primeira vez, em 2020, tornando-se a primeira mulher trans a ocupar uma vaga na Câmara Municipal. Filipa despertou para a militância política no ensino médio, quando presidiu grêmio estudantil. Posteriormente, entrou para o movimento LGBTQIA+.
Geani Trevisóli (PL) – Geani Marques do Nascimento Trevisóli
A advogada Geani Trevisóli (PL) terá sua atuação prioritária em Defesa da vida e da família, da mulher e contra a ideologia de gênero para crianças. Eleita com 1.244 votos, inicia seu segundo mandato, sendo o primeiro como titular, aos 57 anos. Foi vereadora suplente e assumiu o cargo em duas oportunidades: em 2014 (17 dias) e 2016 (6 meses). Nascida em Barreiros (PE), ela chegou a Araraquara aos 3 anos de idade e trabalhou como secretária municipal (Articulação Institucional e Participação Popular) e coordenadora (Políticas Públicas para Mulheres).
Guilherme Bianco (PCdoB) – Guilherme Spadari Bianco
O professor de Ciências Sociais, o paulistano Guilherme Bianco (PCdoB) irá atuar prioritariamente nas áreas de educação, meio ambiente, geração de emprego e renda. Eleito vereador pela primeira vez em 2020, foi reeleito com 3.052 votos e inicia seu segundo mandato aos 29 anos de idade. Bianco veio para Araraquara aos 12 anos. Ele integrou o centro acadêmico do curso Ciências Sociais, período em que entrou para a militância política. Também fez parte da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Marcão da Saúde (MDB) – Marcos Antonio Gonçalves da Rocha
O administrador de empresas, o aposentado Marcão da Saúde (MDB) elencou como prioridades de atuação as áreas de saúde, educação e segurança. Eleito com 1.770 votos, inicia seu primeiro mandato como vereador aos 66 anos de idade. Ele trabalhou como contador bancário, adquirindo experiência como gerente e coordenador na Secretaria Municipal de Saúde.
Marcelo Gurgel (Progressistas) – Marcelo Gurgel
O vendedor Marcelo Gurgel (Progressistas) escolheu asáreas de inclusão das pessoas com deficiência e do bem-estar animal como prioridades de atuação. Eleito com 1.355 votos, inicia seu primeiro mandato aos 38 anos de idade. Araraquarense, nasceu com má formação dos membros superiores e enfrenta diariamente os desafios das pessoas com deficiência, vendendo doces em um semáforo da cidade. Trabalhou como engraxate, cobrador de ônibus e vendedor de loja.
Maria Paula (PT) – Maria Paula Mendonça Vieira
A advogada e professora Maria Paula (PT) irá atuar prioritariamente nas áreas de educação, direitos das mulheres e juventude. Eleita com 3.495 votos, inicia seu primeiro mandato como vereadora aos 25 anos. Nascida em São Paulo (SP), chegou a Araraquara aos três dias de vida. Interessou-se pela política ao frequentar a faculdade de Direito, quando entrou no movimento estudantil. Após se tornar advogada, passou a dar aulas nas áreas de direitos humanos e de direito constitucional.
Michel Kary (PL) – Michel Henrique Cabrio Rigolin
O publicitário e bacharel em Direito Michel Kary (PL) terá sua atuação prioritária nas áreas de cultura, esporte e empreendedorismo. Eleito com 2.843 votos, assume o primeiro mandato na Câmara aos 38 anos de idade. Araraquarense, Kary tem trajetória de atuação nas áreas artística, cultural e esportiva, trabalhando como músico, cantor e produtor de eventos
Paulo Landim (PT) – Paulo Fernando Paes Landim
O administrador de empresa Paulo Landim (PT) elencou como prioridades de atuação as áreas de saúde, assistência social e zeladoria. Reeleito com 1.292 votos, assume seu terceiro mandato aos 65 anos. Landim foi eleito vereador em 2016 e 2020, sendo presidente da Câmara Municipal no biênio 2023/2024. Ocupou funções na Prefeitura, como gestor do Centralizado Municipal e coordenador do antigo Pronto-Socorro do Melhado, e também foi chefe de gabinete do então deputado estadual Edinho Silva (PT). Nascido em Jales (SP), aos 16 anos chegou a Araraquara, onde se formou em Administração e foi gerente de agências bancárias, contribuindo com a formação do Sindicato dos Bancários.
Rafael de Angeli (Republicanos) – Rafael Bellinatti de Angeli
Publicitário, empresário e músico, além de fundador da banda cristã “Canal da Graça”, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) irá atuar prioritariamente conforme demanda da população. Reeleito com 4.052 votos, ele assume seu terceiro mandato na Câmara aos 43 anos de idade. Angeli também foi eleito vereador em 2016 e 2020.
Foto: Divulgação
Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.
Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br.