InícioCidadesCidadeCooperativa Morada Express lança aplicativo de moto-entrega em Araraquara

Cooperativa Morada Express lança aplicativo de moto-entrega em Araraquara

Plataforma será apresentada durante encontro que terá a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho

Nesta sexta-feira (17), o Distrito Araraquara (antigo Cear) receberá um encontro onde a Cooperativa de Trabalho dos Motoentregadores e Motofretistas de Araraquara fará o lançamento do aplicativo Morada Express. A atividade, que terá o tema “Novas dinâmicas no mundo do trabalho: das cooperativas às startups”, contará com a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

O aplicativo é uma iniciativa da própria cooperativa, contemplada em março pelo Edital de Chamamento Público 001/2024, denominado “Plano de Apoio ao Cooperativismo e de Fomento à Economia Solidária”. A cooperativa foi contemplada com R$ 80 mil na categoria “Inovação Tecnológica, Tecnologia Social e Inovação em Gestão nas Cooperativas”, para implementação e custeio inicial das atividades do seu aplicativo próprio. O Plano de Apoio ao Cooperativismo e de Fomento à Economia Solidária utiliza recursos do Fundo Municipal de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária e integra o programa municipal “Coopera Araraquara”.

A coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, falou sobre a importância do aplicativo. “O lançamento do aplicativo da Morada Express é a concretização de um sonho, pois ele possibilitará que essa categoria que têm sofrido tanto com a precarização de suas condições de trabalho possa organizar o trabalho de seus cooperados de maneira justa e humanizada. Significa também uma vitória para a gestão pública, que por meio do programa Coopera Araraquara possibilita esse passo importante para a sustentabilidade da cooperativa, além de promover o fomento à economia local e novas formas de relações de trabalho solidárias e que colocam o trabalhador no centro da atenção”, frisou.

A Morada Express realizará, por meio de seu aplicativo, serviços de frete e de delivery (coleta, transporte e entrega de bens, produtos, pacotes e documentos). O aplicativo operará no formato marketplace, onde os estabelecimentos comerciais poderão expor seus produtos para serem comprados pelos clientes, sendo a entrega feita pelos motoentregadores da cooperativa. O app tem apoio da Prefeitura com campanha de marketing, assessorias técnicas e de comunicação.

A implantação do aplicativo conta com duas fases. A primeira acontece nesta sexta, com o lançamento da plataforma, que dará início a uma busca ativa de estabelecimentos parceiros para o marketplace do app e adesão de novos cooperados. A fase 2 está marcada para o dia 10 de junho, com o início da operação do aplicativo para a população.


O projeto

Com o nome de “Desenvolvimento Tecnológico Humanizado para Motoentregadores”, o projeto contemplado visa adquirir uma tecnologia própria para garantir aos motoentregadores cooperados condições dignas de trabalho e ganhos justos. Além disso, tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento local, gerando mais empregos e o aquecimento da economia do município, evitando a terceirização dos serviços para empresas oriundas de outras localidades. Para isso, a Morada Express pretende adquirir e operacionalizar um aplicativo de entregas visando a autonomia tecnológica necessária para a autossuficiência da cooperativa.

Hoje, os motoentregadores enfrentam a precarização do seu trabalho, falta de acesso a direitos básicos e lidam com falta de suporte e com meios de comunicação impróprios para a solução de problemas, inclusive interpessoais. O objetivo é que o motoentregador possa obter renda principal através do seu trabalho no aplicativo da cooperativa, com redução de sua carga horária.

Para haver sustentabilidade econômica e social do projeto, a cooperativa buscará estratégias de marketing, estabelecer parcerias concretas e robustas no comércio, precificação acessível ao cliente e ao estabelecimento parceiro em relação aos preços atuais. Para o fortalecimento do trabalho em rede, a cooperativa oferecerá uma alternativa para o comerciante que vai favorecer a economia local. Como consequência, o preço final para o consumidor será mais acessível. Além disso, será possível abrir novos postos de trabalho, garantindo renda para mais cooperados.

A Morada Express

A sede da Morada Express está localizada no Terminal Rodoviário, em espaço cedido pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana. Com 13 cooperados ativos, a cooperativa proporciona o exercício da atividade profissional dos motoentregadores de forma alternativa ao modelo das grandes plataformas digitais.

O grupo de motoentregadores viu no cooperativismo a possibilidade de trabalhar com seu ofício de forma a fornecer melhores condições de trabalho e remuneração a seus associados. O grupo se formalizou em 2021 e, desde então, a Prefeitura de Araraquara tem buscado auxiliar a cooperativa para viabilizar seus objetivos, como uma sede própria e um aplicativo de entregas administrado pelos próprios trabalhadores.

Coopera Araraquara

O Programa Coopera Araraquara foi instituído pela Lei Municipal nº 10.161/2021. O programa está destinado a estabelecer e implementar mecanismos institucionais e ações estratégicas que incentivem a criação, o desenvolvimento, a consolidação, a sustentabilidade e a expansão de empreendimentos econômicos solidários, organizados em cooperativas ou sob outras formas associativas (Lei nº 7.145/2009).

Busca reduzir o desemprego e a desigualdade social, oferecendo alternativas sócio produtivas por meio da economia solidária. O Coopera é um programa inovador, pois cria ferramentas que possibilitam o desenvolvimento de uma tecnologia social por meio do processo de incubação, buscando soluções efetivas para os empreendimentos econômicos solidários se consolidarem enquanto empresas autogestionárias.

O Coopera Araraquara beneficia diretamente cerca de 500 pessoas que trabalham de modo coletivo e autogestionário, estimando uma média de 2 mil pessoas beneficiadas indiretamente. Eles estão distribuídos entre os 13 empreendimentos econômicos solidários incubados pela IPECS, em estágios diferentes de formação e desenvolvimento, possuem de 7 a 200 beneficiários com uma renda/retirada média renda média mensal de R$ 1.613,57 ou equivalente a um salário mínimo.

Os beneficiários são pessoas de baixa renda, pouca escolaridade e poucas experiências no mercado de trabalho formal. Oriundos dos territórios prioritários e dos programas sociais, são, na maioria, mulheres chefes de família e negros/as. Também tem uma grande parcela de egressos do sistema prisional e alguns usuários do sistema de saúde mental. Portanto, o Coopera beneficia seus participantes com geração de renda, qualificação profissional, resgate da cidadania e da dignidade, criação de redes de apoio mútuo, bem como a promoção do desenvolvimento territorial.

Sair da versão mobile