A segunda fase da Copa Paulista será disputada a partir deste fim de semana reunindo 16 equipes. Único estreante nesta edição, o EC São Bernardo também será a única novidade entre os classificados na segunda fase e terá mais três adversários inéditos. Porém, até mesmo a Ferroviária, segundo time com mais jogos no torneio, enfrentará ‘desconhecidos’ na nova etapa.
Finalistas nas três últimas edições, a Ferroviária tenta chegar a mais uma decisão e terá pela frente na segunda fase Atibaia, EC São Bernardo e Taubaté. Curiosamente, todos os confrontos são inéditos e foram evitados pelo Votuporanguense em 2018. Isso porque a equipe que derrotou a Ferroviária na final, eliminou nas fases anteriores Atibaia e Taubaté.
Recordista em jogos, com 318, o XV de Piracicaba estará no Grupo 6 com Água Santa, Mirassol e Nacional. O time piracicabano já enfrentou todos na história. Por sua vez, o Mirassol enfrentará pela primeira vez Água Santa e Nacional.
Com três equipes que já foram campeãs (Inter de Limeira, Juventus e Santo André) e o Comercial, o Grupo 7 terá apenas um confronto inédito, que envolve os times limeirense e andreense.
Já o Grupo 8 terá o Linense jogando contra São Caetano, Rio Claro e Desportivo Brasil pela primeira vez. Os outros três adversários já se encontraram em algum momento na história.