Com um gol marcado por Kauan aos 46 minutos do segundo tempo, a Ferroviária foi derrotada pelo Zumbi-AL por 1 a 0 na noite desta sexta-feira (6) no Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara, pela segunda rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior competição destinada às categorias de base do futebol brasileiro.
Com o resultado, a Locomotiva permanece com 3 pontos, mesma pontuação do próprio Zumbi, ambos atrás do Corinthians, que possui os mesmos 3 pontos, porém com vantagem no saldo de gols. O Fast Clube-AM, sem pontuar, completa o Grupo 12. Corinthians e Fast Clube-AM se enfrentam ainda nesta sexta, às 21h45, também na Fonte Luminosa.
A terceira rodada, que encerrará a primeira fase, será realizada na próxima segunda-feira, dia 9, quando Zumbi e Fast Clube se enfrentarão às 19h30 (FPF TV) e a Ferroviária terá pela frente o Corinthians às 21h45 (SporTV e Rede Vida). Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam ao mata-mata.
O jogo
As duas equipes entraram em campo buscando a vitória: a Ferroviária com o objetivo de carimbar a classificação e o Zumbi com o propósito de seguir vivo na competição. Por isso, o que se viu foi um jogo aberto e com muitas oportunidades para os dois lados.
O melhor momento da Locomotiva foi nos minutos finais do primeiro tempo, quando o time chegou com muito perigo, mas não conseguiu transformar as boas chances em gols. Aos 45, Antonio recebeu na frente do goleiro Jeninson e bateu por cima do gol. Aos 47, foi a vez de Pedro Paulo receber na cara do gol, mas tentou encobrir o goleiro e o zagueiro tirou. Aos 48, foi a vez de Gustavo Prado acertar um forte chute da entrada da área e parar na boa defesa de Jeninson.
O segundo tempo começou com mais pressão afeana com Caio, que parou em outra boa intervenção de Jeninson aos 10 minutos. Aos 30, Antonio recebeu no lado direito da área, cortou seu marcador e bateu forte para exigir outra defesa do goleiro do Zumbi.
Mas aos 46 minutos, o Zumbi marcou o gol quando Vítor fez boa jogada pela esquerda, próximo à linha de fundo, e passou no meio da pequena área, onde Kauan, que tinha acabado de entrar, disputou com a zaga e encheu o pé para estufar a rede: 1 a 0. A Ferroviária não teve tempo de reagir e amargou sua primeira derrota no torneio.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA 0 x 1 ZUMBI-AL
Local: Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara-SP;
Data/Horário: Sexta-feira, 6 de janeiro de 2023, às 19h30;
Arbitragem: Saulo Samuel Muniz Felix, auxiliado por José Paulo Ferreira Martins Mariano e Jean Henrique Batista Reinas;
Cartões amarelos: Pedro Paulo, Yuji e Léo Costa (Ferroviária); Jeninson (Zumbi);
Gol: Kauan (46′ do 2T) para o Zumbi;
FERROVIÁRIA – Benassi, Lucas Gabriel (Cleiton), Dreikfe, Matheus Fernando e Modesto (Pyetro); Caio, Yuji (Schilling) e Gustavo Prado (Léo Costa); Antônio, Klayver (Henry) e Pedro Paulo. Técnico: Leonardo Ducci;
ZUMBI-AL – Jeninson; Felipinho, Gabriel, Eduardo, Augusto; Guilherme, Otávio (Jean) e João Vitor (Kauan); Lucas, Victor e João Vieira (David) . Técnico: Beto.
Foto: Tiago Pavini/Ferroviária