Sem atuar desde outubro de 2022 devido a uma grave lesão no joelho, o atacante Gustavo Mosquito saiu do banco e marcou o gol de empate por 1 a 1 contra o Cruzeiro, já nos acréscimos. Pensando na Copa Sul-Americana, o time paulista entrou neste sábado (19) no Mineirão com o time reservas pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Na terça-feira (22), o Corinthians encara o Estudiantes, da Argentina, pelo jogo de ida das quartas de finais da Copa Sul-Americana, na Neo Química Arena. Com o ponto de Belo Horizonte, o Corinthians aparece em 13º lugar, com 24 pontos. O Cruzeiro é o 12º, com 25.
Com o time reserva, o Corinthians adotou uma postura mais defensiva contra o Cruzeiro. Sendo pressionado pelo time mineiro, o time paulista encontrou dificuldades para criar jogadas e finalizar a gol. O time tinha Rojas como principal armador, mas o paraguaio foi bem marcado e foi pouco acionado. Com mais posse de bola, o Cruzeiro dava trabalho ao goleiro Cássio, o único titular em campo.
Além de sofrer com a pressão na saída de bola, o Corinthians também teve como adversário o entrosamento. Nas poucas vezes que teve a posse, insistiu pelo lado esquerdo com Wesley, porém sem nenhuma aproximação dos companheiros. Na reta final, o Corinthians não conseguiu matar a jogada e acabou sofrendo o gol de contra-ataque. Wesley roubou a bola ainda no campo de defesa, avançou e tocou para Bruno Rodrigues, que serviu Rafael Papagaio, o centroavante bateu sem chances para Cássio.
Na volta do intervalo, o Corinthians voltou mais solto e conseguiu a primeira finalização no jogo. Trabalhando pelo lado direito, a bola chegou em Giuliano, que bateu firme, mas parou em Rafael Cabral. O time de Luxemburgo trabalhou melhor a bola no segundo tempo e mostrou evolução, com passes mais precisos e aproximação dos meias. Mesmo assim, o goleiro Cássio teve que fazer mais uma grande intervenção, em cabeceio de Castán.
Na reta final, o Corinthians tinha mais posse de bola e dominava o duelo. Com mais entrosamento, o Corinthians ganhava as disputas de bola, porém encontrou dificuldade de furar a retranca do Cruzeiro, que se desfazia da bola nos contra-ataques. No último lance da partida, Moscardo roubou a bola no campo de defesa, deu lindo drible em Gilberto e puxou o contra-ataque, que acabou com o cruzamento de Romero e gol de cabeça de Gustavo Mosquito, empatando o duelo, aos 54 minutos.
O Corinthians volta a campo na terça-feira, pelo jogo de ida das quartas de finais da Copa Sul-Americana, contra o Estudiantes-ARG, na Neo Química Arena. Já pelo Brasileiro, o time paulista atua no sábado, contra o Goiás, também em casa.