A reação do Corinthians na atual temporada foi interrompida, neste sábado à noite (3), com a derrota por 2 a 0 para o América-MG, na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG), em jogo válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois gols saíram no segundo tempo.
O primeiro num pênalti, apontado após consulta ao VAR, e que foi convertido por Danilo Avelar, aos 28 minutos, e o segundo com Renato Marques, aos 41 minutos. Fábio Santos desperdiçou um pênalti a favor do Corinthians aos 45 minutos, chutando para fora.
O time paulista perdeu uma posição, indo para 15.º lugar, com os mesmos oito pontos, correndo o risco de terminar a rodada dentro da zona de descenso. Apesar da derrota, o time paulista teve bom domínio de jogo. Mas sentiu o ritmo de jogo, após vir de dois jogos intensos dentro do Neo Química Arena, quando venceu o Fluminense, por 2 a 0, pelo Brasileiro, e o Atlético-MG também por 2 a 0 pela Copa do Brasil, indo às quartas de final após disputa de pênalti. O América, que se preocupou em se defender, ganhou pela segunda vez, tem sete pontos e ocupa a 18ª posição, ainda dentro do Z-4.
O primeiro tempo começou com o Corinthians indo ao ataque. E já assustou o time americano aos seis minutos, quando Róger Guedes apareceu no segundo pau para testar no alto. A bola tocou na quina do travessão e animou os corintianos presentes ao estádio, com público estimado em três mil torcedores.
Mas depois o jogo esfriou, mesmo porque o América apenas se preocupou com a marcação, tentando anular os principais jogadores paulistas. Com isso, os dois goleiros pouco foram acionados. O time da casa só finalizou com perigo uma vez, num chute longo de Felipe Azevedo e que Cássio encaixou bem.
No segundo tempo, o Corinthians praticamente se fixou no campo de defesa do América, que se manteve na defesa para evitar o gol. Mas num contra-ataque americano, a história começou a mudar. Juninho recebeu dentro da área do Corinthians e quase sem ângulo tentou cruzar. A bola tocou no braço do zagueiro Caetano e houve a reclamação de pênalti. Chamado pelo VAR, o árbitro Anderson Daronco anotou o pênalti. Na cobrança, Danilo Avelar chutou forte e rasteiro no canto esquerdo de Cássio, que saltou e não alcançou a bola, aos 28 minutos.
A parte final do jogo foi movimentada, porque o Corinthians na abriu mão de atacar, mesmo abrindo espaços para os contra-ataques do adversário. O América ampliou o placar aos 41 minutos, num lance que começou com a perda de bola de Reato Augusto, quase no meio-campo. O time da casa desceu pelo lado direito e dentro da área Renato Marques finalizou cruzado, contando ainda com um leve desvio no corpo de Caetano.
O Corinthians ainda teve a chance de diminuir num pênalti sofrido por Pedro, derrubado por trás por Henrique Almeida. Mas, na cobrança, Fábio Santos chutou mal e a bola saiu por cima do travessão, aos 45 minutos.
Pelo Brasileirão, o Corinthians só volta a campo no outro fim de semana, quando vai receber na Neo Química Arena o Cuiabá, no sábado (10), a partir das 18h30. No meio de semana, pela Copa Libertadores, o Corinthians vai enfrentar o Independiente del Valle-EQU, fora de casa, na quinta-feira (8), a partir das 19h. A situação do time paulista é complicada no Grupo E, com quatro pontos, em terceiro lugar, atrás do próprio Independiente, com seis, e do Argentinos Juniors-ARG, com oito.
O América-MG vai jogar de novo em casa, mas domingo (11), diante do Athletico-PR, a partir das 11h, dentro da Arena Independência. Pela Copa Sul-Americana, em situação difícil, o time mineiro vai receber o Millionarios-COl que lidera o Grupo F, com, 10 pontos. O América tem quatro pontos, em terceiro lugar.