Dois paulistas entraram em campo nesta quinta-feira (14), na sequência da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na Arena Castelão, o Corinthians sofreu o revés no fim contra o Fortaleza, por 2 a 1, numa prévia da semifinal da Copa Sul-Americana. Já na Vila Belmiro, o Santos acabou derrotado por 3 a 0 para o Cruzeiro.
Com a derrota, o Corinthians é o 14º colocado, com 26 pontos, enquanto o Fortaleza é o oitavo, com 35. Já o Santos segue na zona de rebaixamento, em 17º, com 21 pontos. Já o Cruzeiro aparece em 10º, com 29 pontos.
Numa prévia da semifinal da Copa Sul-Americana, o Corinthians foi a campo com um time alternativo para enfrentar o Fortaleza. O técnico Luxemburgo optou por uma formação com três zagueiros. Sem conseguir dominar o meio de campo, o time paulista acabou sofrendo o gol numa saída de bola errada, que acabou no arremate de Lucero, aos 26 minutos.
A reação do Corinthians veio rápida. No primeiro escanteio na partida, a bola sobrou para Moscardo que acertou o travessão e, no rebote, Pedro completou de cabeça para as redes, aos 32. Mesmo com o empate, o Corinthians seguiu com uma postura ofensiva. Antes da ida do intervalo, o Fortaleza teve um gol anulado de Marinho, por toque de mão, e uma bola do travessão.
No segundo tempo, o Corinthians voltou com mais presença ofensiva. Em um ótimo contra-ataque, Yuri Alberto tocou para Matheus Araújo, que serviu Wesley, que sozinho, dominou errado e perdeu uma grande chance de virar a partida. O Fortaleza aproveitava melhor as oportunidades, finalizando mais a gol.
Aos 30 minutos, Marinho teve a chance de colocar os donos da casa na frente, em cobrança de pênalti, mas bateu para fora. Na reta final, o Corinthians abaixou as linhas e soube conter o jogo aéreo do Fortaleza e buscava surpreender no contra-ataque. Porém, nos acréscimos, Yago Pikachu recebeu o cruzamento dentro da área e bateu cruzado, decretando a vitória do Fortaleza, no Castelão.
O Corinthians volta a campo na segunda-feira, no jogo atrasado da 15ª rodada, contra o Grêmio, às 21h, na Neo Química Arena. Já pela 24ª rodada, o Corinthians atua na sexta-feira, contra o Botafogo, também em casa. Enquanto o Fortaleza joga na quarta-feira, contra o São Paulo, no Morumbi.
Já na Vila Belmiro, o Santos começou a partida pressionado pelo Cruzeiro na Vila Belmiro. Logo com um minuto, Júnior Caiçara salvou o time paulista em cima da linha. O time de Aguirre demonstrou nervosismo na hora de criar as jogadas e sofreu com as investidas do time mineiro, que seguiu levando perigo, principalmente pelo alto.
O Cruzeiro era melhor e chegou ao gol aos 39 minutos. Após novo cruzamento na área do Santos, Matheus Jussa desviou de cabeça e abriu o placar para os visitantes. O Santos até buscou uma reação, mas pecou na hora da conclusão das jogadas.
O Santos voltou a campo em busca do empate. Marcos Leonardo fez bela jogada individual, mas mandou para fora. O time paulista até tinha mais posse de bola, mas acabou sofrendo outro gol. Aos 24 minutos, Bruno Rodrigues ampliou para o Cruzeiro.
O segundo gol deixou o Santos ainda mais nervoso. O time chegava na área, mas as finalizações eram sem direção, o que tirava a paciência da torcida. Na reta final, o Santos se lançou ao ataque, porém acabou sofrendo o terceiro gol, aos 43, em um belo chute de Nikão, sem chance para João Paulo.
O Santos volta a campo na segunda-feira, pela 24ª rodada, no confronto direto contra o Bahia, na Fonte Nova, às 20h. Já o Cruzeiro encara o Fluminense, na quarta-feira, às 21h30, no Maracanã.