O ano de 2024 marca as celebrações dos 70 anos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, dos 30 anos de atividades do Coro da Osesp e dos 25 anos da Sala São Paulo – a casa da Osesp, na capital paulista.
Como parte das comemorações das três décadas do Coro da Osesp, o grupo vocal fará concertos gratuitos em oito cidades do estado de São Paulo, sob regência de William Coelho, em uma edição especial do projeto Osesp Itinerante. Criada em 2008, a série percorre anualmente cidades do interior e do litoral paulista com o intuito de democratizar ainda mais o acesso à música clássica.
Em Araraquara, o Coro da OSESP se apresenta no dia 5 de setembro. O concerto será as 19h30, na Basílica de São Bento. A turnê passará também por igrejas e teatros das cidades de Botucatu, Diadema, Osasco, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Sorocaba (informações de cada local detalhadas abaixo).
Os concertos terão no pódio William Coelho, que atua como maestro preparador do Coro, e o programa das oito apresentações inclui obras dos compositores brasileiros Heitor Villa-Lobos (Choros nº 3 — Pica-Pau), Aylton Escobar (Sabiá, coração de uma viola) e Ronaldo Miranda (Suíte nordestina), do italiano Antonio Lotti (Crucifixus a oito vozes), do argentino Astor Piazzolla (Fuga y misterio) e dos norte-americanos contemporâneos Morten Lauridsen (O magnum mysterium) e Eric Whitacre (Sleep), entre outros.
“Assim como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, o Coro da Osesp é o coro oficial do Estado de São Paulo. Logo, nada mais justo que comemorar nossos 30 anos de vida em uma turnê estadual. Nela iremos realizar concertos e masterclasses em oito cidades paulistas com um repertório recheado de obras que marcaram, cada qual à sua maneira, a longa história desse grupo que é referência não apenas em nosso Estado, mas em todo o Brasil. Cantaremos músicas barroca e contemporânea, da Europa e das Américas, mas principalmente muita música brasileira de nosso tempo, incluindo peças populares. Se, por um lado, temos muita história para contar, por outro, ainda temos muita música para cantar. Que venham os próximos 30 anos do nosso Coro da Osesp”, afirma com entusiasmo o maestro William Coelho.
Sobre o projeto Osesp Itinerante
Por ser administrada pela Fundação Osesp, uma Organização Social da Cultura, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp deve cumprir com seu dever de democratizar o acesso à música clássica e promover apresentações musicais de alta qualidade à população. E foi pensando nisso que a Fundação criou, em 2008, a série Osesp Itinerante, um programa que percorre anualmente cidades do interior paulista com uma série de atividades musicais gratuitas, na expectativa de atingir um público que talvez não tivesse acesso aos concertos da Osesp que ocorrem regularmente na Sala São Paulo e na capital paulista. Promovida pela Fundação Osesp em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, este projeto itinerante já passou por mais de 60 cidades e realizou até o ano de 2023 mais de 330 apresentações gratuitas em teatros e ao ar livre em todo o estado.
PROGRAMA
04 SET (QUA), 19H30, Santuário Nossa Senhora do Rosário, Ribeirão Preto
05 SET (QUI), 19H30, Basílica de São Bento, Araraquara
06 SET (SEX), 20H, Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, Botucatu
07 SET (SÁB), 15H, Catedral de Piracicaba, Piracicaba
10 SET (TER), 19H30, Santuário São Judas Thadeu, Sorocaba
16 SET (SEG), 19H, Teatro Municipal Glória Giglio, Osasco
18 SET (QUA), 19H30, Fábrica de Cultura Diadema, Diadema
20 SET (SEX), 20H30, Paróquia Sagrada Família, São José dos Campos