InícioNotíciasCoronavírusCoronavírus: comitê estuda estender a quarentena

Coronavírus: comitê estuda estender a quarentena

Decreto instituído pelo governo de São Paulo também expira na próxima terça-feira (7). Tendência é pela ampliação do período

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por Decreto Municipal, deverá se reunir até o próximo domingo (5) para avaliar a necessidade ou não de manter a quarentena, ou seja, o fechamento do comércio não essencial como forma de conter o avanço do vírus na cidade.

O decreto instituído pelo governo de São Paulo também expira na próxima terça-feira (7) e irá se pronunciar sobre a extensão ou não do fechamento. Como o nível de contaminação no estado é alto, com uma concentração de casos na capital paulista e um avanço pelo interior, acredita-se que o governo paulista irá ampliar o período de quarentena.

No entanto, se essa não for a decisão, o Comitê de Araraquara, que começa nesta sexta-feira (3) a realizar testes em todos os pacientes internados no sistema de saúde, terá um mapeamento instantâneo do avanço do vírus na cidade. Os números, portanto, estarão mais próximos da realidade.

Segundo a secretária da Saúde, Eliana Honain, a tendência é de renovação da quarentena em Araraquara. “É claro que isso será avaliado de forma mais ampla, considerando os impactos sociais e econômicos, mas considerando a área da saúde, a tendência hoje é que a gente decida pelo prolongamento dessa situação, já que as próximas duas semanas serão um período crítico da doença”, avalia.  

 

Casos em Araraquara

O novo boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus, divulgado na noite desta quinta-feira (2), apontou a confirmação de dois novos casos de covid-19 em Araraquara. Ao todo, o município soma 7 confirmações, sendo que em um dos casos o paciente veio a óbito.

Os dois novos casos são de pacientes com 51 e 53 anos de idade. Os dois estão internados em um hospital da rede particular de saúde, estão estáveis e, segundo a Eliana Honain, secretária municipal da Saúde, respondem bem ao tratamento.

Além dessas duas novas confirmações, Araraquara registrou um novo caso de morte suspeita pelo novo coronavirus nesta quinta-feira. Trata-se de um paciente, de 78 anos de idade, com histórico de viagem para São Paulo. Ele era portador de comorbidades e não estava internado. Ainda segundo a secretária, ele não deu entrada em nenhum serviço de saúde anteriormente.

O município de Araraquara soma 50 casos notificados, dos quais 33 seguem aguardando resultados dos exames, 10 foram descartados e 7 foram confirmados.

 

Sair da versão mobile