Em pleno aumento dos casos de coronavírus no Brasil, medidas preventivas começam a ser tomadas com o intuito de reduzir as possibilidades de contágio.
Em Araraquara, a primeira ação mais drástica foi tomada pela diretoria da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFar) que decidiu suspender as aulas da turma do 3º ano do curso depois que uma das estudantes apresentou quadro sintomático da doença após regressar de uma viagem ao Japão.
O município de Araraquara possui quatro pacientes sob monitoramento (leia mais). Entre eles está uma aluna do curso de Farmácia – período integral. Ela encontra-se confinamento domiciliar, por recomendação do Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SESA), depois de apresentar sintomas gripais após retornar do país asiático – uma região de alto risco de contaminação.
De acordo com a diretoria da faculdade, os protocolos iniciais de contenção epidêmica foram seguidos. Por isso, após reunião com a Coordenação do Conselho de Curso, decidiu-se pela suspensão das aulas exclusivamente para a turma da estudante com suspeita de contaminação. Com isso, todas as pessoas que potencialmente tiveram maiores probabilidades de contato com a alunos “possam colaborar com a segurança em Saúde, permanecendo em suas residências”, afirma nota interna sobre o assunto.