Um flagrante de suposto crime ambiental, registrado por um vereador de Américo Brasiliense, deve motivar denúncia oficial ao Ministério Público (MP) para apurar a responsabilidade do corte de várias árvores de uma praça pública do bairro Jardim Vista Alegre.
Imagens registradas pelo parlamentar mostram um caminhão deixando a praça carregado com troncos de árvores. O vereador relata no vídeo que foi chamado ao local por testemunhas que estavam revoltados com o corte das árvores.
O vereador Maicon Rios (Republicanos) acionou a Polícia Militar e registrou Boletim de Ocorrência. Nesta quarta-feira, dia 22, o Jornalismo da Morada abordou o assunto e cobrou explicações da Prefeitura de Américo Brasiliense se havia autorização legal para o corte das árvores.
Por meio de nota, o Departamento de Meio Ambiente, da gestão Dirceu Pano, negou que tenha autorizado o serviço e confirmou o corte ilegal de 16 árvores. Confira a nota na íntegra.
“A Prefeitura de Américo Brasiliense, por meio do Setor de Comunicação, vem esclarecer a respeito de incidente importante ocorrido em 21 de novembro de 2023, na Praça da Amizade, bairro Cohab, nesta cidade.
Às 13h do dia mencionado, fomos alertados sobre a remoção não autorizada de várias árvores na Praça da Amizade. Uma equipe do Setor de Meio Ambiente prontamente se dirigiu ao local, onde a Polícia Militar já realizava a elaboração de um boletim de ocorrência. A vistoria confirmou a remoção ilegal de 16 árvores, principalmente da espécie Alfeneiro.
Um relatório de fiscalização foi imediatamente preparado e está atualmente pendente de informações adicionais do boletim de ocorrência. Com a completação deste relatório, o Setor de Meio Ambiente fará o encaminhamento necessário à Procuradoria-Geral do Município para a adoção das medidas apropriadas, previstas na legislação municipal.
Estamos à disposição para fornecer quaisquer informações adicionais e reiteramos nosso compromisso com a transparência e o respeito ao meio ambiente.
Atenciosamente,
Setor de Comunicação da Prefeitura de Américo Brasiliense”