InícioNotíciasCoronavírusCovid-19: Idosos são a maioria das vítimas em Araraquara

Covid-19: Idosos são a maioria das vítimas em Araraquara

Das 62 mortes registradas, 13 tinham menos de 60 anos

O município de Araraquara chegou a 62 mortes em decorrência do Coronavírus, sendo 17 em setembro e, até o momento, 14 óbitos em outubro. De acordo com o Comitê de Contingência, 13 pessoas tinham menos de 60 anos, sendo os idosos a maioria das vítimas.

Segundo a secretária da saúde, Eliana Honain, os óbitos se deram em pacientes que estavam internados há muitos dias. “Um médico que faleceu, já aposentado, estava internado desde 26 de agosto. Todos os mortos acima de 60 anos tinham comorbidades. A média de internação na UTI não são de 15 dias, como achávamos. Temos pacientes internados há mais tempo, como um que está UTI há 87 dias”.

Eliana ressalta que os hospitais continuam sendo os lugares de maior contaminação: “Percebemos também que alguns pacientes que faleceram foram internados por outros motivos e contraíram o vírus dentro do hospital, ou foram contaminados por acompanhantes assintomáticos. Nós, que muitas vezes vamos visitar alguém, temos que ter muito cuidado e não ir com sintomas gripais”, explica.

A taxa de transmissão do coronavírus no município não diminuiu, segundo o Comitê de Contingência. As equipes de saúde acreditam que haverá um grande reflexo do feriado de 12 de outubro e no feriado prolongado de finados, no final da próxima semana.

Sobre a internação precoce, as equipes seguem acompanhando e monitorando os pacientes contaminados. A secretária afirma que essas equipes não foram desfalcadas no controle do coronavírus, enquanto os postos de saúde estão em reposição de profissionais. Ainda, Eliana Honain explicou que existe também um acompanhamento aos pacientes que foram internados e tiveram alta, devido a sequelas deixadas pelo coronavírus: “É um atendimento multiprofissional, a pessoa durante o período de internação perde massa muscular. Além disso, ela precisa ser reabilitada na área pulmonar”, conclui.

 

 

Sair da versão mobile