InícioNotíciasCoronavírusCovid-19: Nova cepa do vírus pode estar circulando em Araraquara

Covid-19: Nova cepa do vírus pode estar circulando em Araraquara

“Com essa situação, o estado de São Paulo deveria estar na fase vermelha”, afirma Eliana Honain

Com aumento de casos há 1 mês, o Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara tem estudado o perfil de positivados e casos graves. De acordo com a secretária da saúde Eliana Honain, em entrevista ao Jornal da Morada na manhã desta terça-feira (2), o perfil dos contaminados mudou: “Os positivados são pacientes com faixa etária entre 20 a 40 anos, sendo que os casos graves, como pacientes entubados, são mais jovens, a partir de 40 anos. Temos observado nos últimos trinta dias que uma nova cepa do coronavírus pode estar circulando no município”.

Nesta terça, 448 amostras de pacientes foram entregues pelos laboratórios, sendo que 204 delas foram positivadas, o equivalente a 45% dos exames. Eliana diz que os idosos continuam sendo contaminados por familiares, que participaram de festas e utilizaram os serviços de motoristas de aplicativos. “As pessoas da faixa etária a partir de 40 anos se recuperavam com mais facilidade, porém a incidência das complicações mudou. Idosos que vão a serviços de saúde e não tomam os cuidados necessários também tem se contaminado”.

As equipes da linha de frente que fazem os contatos com positivados estão sobrecarregadas. “São mais 204 a partir de hoje para serem monitoradas, e analisamos o número de contaminados, por onde passaram e muitos acabaram tendo contato com outras pessoas em festas. Algumas se contaminam no trabalho. Teremos que aumentar as equipes para realizar o acompanhamento dessas pessoas e possíveis complicações”, afirma a secretária.

Ainda, Eliana diz que a situação é séria e que o estado de São Paulo deveria estar na fase vermelha, porém o comitê cumpre o decreto estadual: “Estamos sempre avaliando e dialogando com os interessados, uma coisa é aguentar pressão e outra coisa é ver o que é melhor para a população como um todo. Sanitariamente, a realidade do estado com falta de leitos em várias regiões e aumento de casos de coronavírus, deveríamos estar em fase vermelha. Caso existam complicações em Araraquara, outras providências serão tomadas”, completa.

O município de Araraquara tem hoje 10.590 casos registrados desde março e 121 óbitos em decorrência do coronavírus.

Sair da versão mobile