A pandemia do novo coronavírus vem causando cada vez mais preocupação nos brasileiros, que vêem as confirmações de casos e mortes aumentarem a cada dia. Ao mesmo tempo vem a preocupação com o trabalho, que foi afetado pelo isolamento social que tem por objetivo conter a aglomeração de pessoas. E os setores mais afetados são justamente aqueles que dependem das aglomerações para tirarem seu sustento. Esse é o caso do segmento de eventos, que foi abalado drasticamente no Brasil. Um levantamento feito pelo Sebrae, em abril, mostra que a pandemia atingiu 98% desse campo de atuação.
Em Araraquara, o problema não é diferente, por isso um grupo de profissionais de eventos criou um grupo no Whatsapp com o intuito de promover uma união entre os empresários da área, para discutir e propor ideias que visam minimizar o impacto.
A reportagem do Portal Morada conversou com o idealizador da iniciativa, o autônomo Tiago Spoto, 36 anos, que atua na área de iluminação decorativa. "A ideia foi minha e de uma cerimonialista que me veio comunicar a mudança de um evento que era previsto para julho e foi adiado para fevereiro de 2021. Somos em nove administradores do grupo, podendo haver aumento devido à demanda", explicou.
Segundo Spoto, o grupo conta por enquanto com quase 150 integrantes, todos preocupados e dispostos a debater alternativas em torno do problema. "Nosso maior objetivo é a união de toda classe do ramo de eventos e fazer com que ela seja ouvida pelo poder público. Fomos os primeiros a parar e seremos os últimos a voltar. Precisamos de auxílio e também de parâmetros de data de possível retorno às atividades", destaca.
O autônomo revela que o intuito do grupo também é de promover a união em torno das necessidades das famílias que vivem do setor. "Com certeza nossa ideia principal é dialogar com o poder público, mas também estamos nos unindo para ajudar famílias de profissionais de eventos que estão passando por necessidades", acrescenta Spoto.
Para ele, os integrantes do setor de eventos se vêem deixados de lado nas principais discussões em relação a outros grupos profissionais de Araraquara. "Em nenhum momento nossa classe é citada. Sempre falam do comércio, indústrias, mas nunca dos profissionais de eventos. Então nossa maior dificuldade é a falta de visibilidade e a incerteza de quando poderemos retornar ao trabalho. E vale considerar que somos uma classe que gera milhões à economia da cidade", salienta.
Alternativas
Diariamente são discutidas alternativas no grupo, que espera atrair mais integrantes para chegarem a soluções concretas. Ele faz questão de destacar a preocupação com a saúde dos profissionais e das pessoas que participarem dos eventos quando as atividades forem retomadas. "Pensamos em medidas protetivas, como distanciamento das pessoas dentro do evento, uso obrigatório de máscaras e luvas pelos staffs, álcool em gel espalhados em pontos específicos do evento. Dependendo a quantidade de pessoas, ter um profissional de saúde no evento, um treinamento específico ou até mesmo um bombeiro civil para primeiros socorros", conta Tiago Spoto.
Importância do setor
O setor de eventos envolve inúmeras ramificações, como músico cerimonial, cerimonialista, decoração, salão de festas, áreas de lazer, salões de beleza, DJ, banda, buffets, iluminação, segurança, carros de aluguel, confeitaria, barman, cabine de fotos, fotógrafos, área kids, vestidos de noivas, produtor de eventos, locador de cadeiras, decorador infantis, locação de materiais, bebidas, cinegrafista, mestre de cerimônia, bombeiro civil, entre outras.
Spoto conta que Araraquara possui mais de 500 profissionais de eventos, além de ajudantes freelancer que passam de 1.000. Ainda segundo ele, a média é de 22 profissionais contratados por festa. "Vejam quantas famílias estão sendo prejudicadas no momento por não termos uma previsão de retorno. Muitos contratantes, por medo, estão cancelando contratos, fora buffets infantis e produtores de eventos. E devido à pandemia, estamos adiando datas e perdendo futuras datas devido às mudanças e incertezas. O nosso diferencial é que estamos pensando num todo e não em uma só categoria", completa.
Os empresários de eventos que quiserem se juntar ao grupo devem entrar em contato pelo Whatsapp (16) 98121-8646. "Toda ajuda é muito bem vinda de todos. Juntos somos mais fortes", conclui Tiago Spoto.