A Prefeitura de Araraquara acumulou atrasos de dois meses no pagamento das contas de energia elétrica de diversos próprios municipais. A situação levou ao corte de energia em pelo menos quatro espaços públicos: Arena da Fonte, Gigantão, Centro de Eventos de Araraquara (CEAR) e Ginásio da Pista.
O corte ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 28 de abril. Segundo apurado pela reportagem, a dívida da Prefeitura com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) soma cerca de R$ 600 mil. Com duas contas atrasavas e prestes a vencer a terceira, a companhia interrompeu fornecimento. Nenhum atividade estava prevista para a Arena ou o Gigantão.
Aluízio Braz, secretário municipal de Governo, reconheceu o atraso nos pagamentos. “A prioridade num momento de crise é a folha de pagamento dos mais de cinco mil servidores da ativa e cerca de mil aposentados. Por causa da crise, que afeta o país inteiro, o fluxo de caixa da prefeitura registrou perda de arrecadação. O ICMS, que é o imposto mais forte da prefeitura, caiu pela metade no mês passado. O IPTU também acumula passivo de R$ 200 milhões a receber porque a população também não está conseguindo pagar. Isso tudo reflete na gestão”, explicou.
Ainda de acordo com o secretário, as contas seriam quitadas ainda nesta quinta-feira para que as atividades programada para os próximos dias, como os Jogos dos Idosos, treinamento e o jogo da Ferroviária contra o Fluminense, pela Copa do Brasil, que será realizado na próxima semana.
Veja a reportagem completa: